Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 04/11/2010 00:42 - Atualizada em: 02/11/2011 12:33
Em Lavras já caíram este ano, até setembro, 306 raios
Lavras está entre as cidades que mais recebem descargas elétricas no Sul de Minas, segundo a Cemig, mas a campeã é Andrelândia, que recebeu 4 vezes mais que Lavras.

      

          Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) distribuiu um alerta à população para a maior incidência de raios no Estado em virtude das chuvas. Este ano, em Minas, o início do período chuvoso, que começou em meados de setembro e segue até março, é marcado por aumento na incidência de raios, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Cemig, em setembro deste ano, foram registrados 18.759 raios contra 13.412 em 2009, o que representa um aumento de cerca de 40%. As cidades que mais receberam descargas elétricas são: Andrelândia, com 1.248 raios; Candeias, com 806; Liberdade, com 783; Baependi, com 679 descargas; Bom Sucesso, com 659 descargas elétricas e Poços de Caldas, com 314.

Lavras vem abaixo de Poços de Caldas, segundo o relatório da Cemig divulgado esta semana para a imprensa. Em Lavras foram 306 descargas elétricas. Abaixo de Lavras vem Pouso Alegre, com 295 e Varginha, com 250. Segundo Carlos Wagner Coelho, técnico em planejamento hidroenergético da Cemig, esse aumento no número de raios está relacionado à maior quantidade de chuvas no mês de setembro, situação diferente do ocorrido no ano passado em que as chuvas começaram em outubro.

A Cemig monitora as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e, nesta área, Minas Gerais está entre os estados que recebem maior incidência de descargas atmosféricas. Segundo Carlos Wagner Coelho, a alta incidência de raios em Minas se dá em virtude do posicionamento geográfico do Estado. "Estamos numa faixa de transição que sofre influência de frentes frias, de linhas de instabilidade e de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e, tudo isso, colabora para que Minas Gerais receba maior quantidade de raios", afirma.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras