Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/12/2014 09:06 - Atualizada em: 29/12/2014 11:46
Há 22 anos João Batista Soares da Silva inaugurava o sistema rio Grande de abastecimento
O que todo mundo achava que não aconteceria mais em Lavras, está acontecendo: a falta de água

Bombas de captação de água no Rio Grande, o principal manancial de abastecimento de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Há exatamente 22 anos, no dia 29 de dezembro de 1992, o então prefeito João Batista Soares da Silva (foto) inaugurava uma de suas obras que marcou sua passagem como prefeito de Lavras: João Batista acionava pela primeira vez as bombas responsáveis pelo sistema de captação de águas do rio Grande para o abastecimento de Lavras.

Esta importante obra deve-se ao ex-prefeito e aos lavrenses Jairo Alvarenga e Paulo Otávio Pereira, na época, deputado federal pelo Distrito Federal, que intercedeu junto ao presidente Fernando Collor de Mello para que fosse realizado este trabalho, uma antiga reivindicação do povo de Lavras.

Na época, ninguém poderia imaginar que Lavras pudesse sofrer novamente com a falta de água, pior ainda é saber que a cidade está com deficiência no abastecimento porque o rio Grande, que no passado foi navegável, está com o nível muito baixo. O rio Grande é o maior manancial que abastece Lavras e por isso, os lavrenses não devem descuidar, já que a chuva não resolveu o problema dos mananciais e eles continuam com seus níveis críticos.

A chuva não é a única solução, os que realmente mantém o nível do rio são as nascentes que deságuam nele. A maioria delas secou devido ao desmatamento, à expansão da mancha urbana, a grande quantidade de plantações de eucaliptos e outros fatores. A falta de água é coisa séria e a tendência é piorar com o passar dos anos. 

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras