Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 22/12/2014 16:07 - Atualizada em: 23/12/2014 07:56
Verão: piscina, sol, chuva, dengue e chikungunya
O verão começou, não se esqueça de colocar na sacola o protetor solar e o repelente para mosquitos

Imagem ilustrativa

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O verão, a estação mais quente do ano, começou na noite de ontem, dia 21, às 21h, e se estenderá até o dia 20 de março. A estação deve ser chuvosa e quente em Lavras neste final de ano, pelo menos é o que prevê o Instituto de Meteorologia do Climatempo. No decorrer da estação, até março do próximo ano, teremos períodos de estiagens, mas isso não quer dizer que teremos longas janelas de tempo seco.

O verão deste ano terá uma peculiaridade: será o primeiro que o país vai enfrentar, além da dengue, a febre chikungunya, uma doença com sintomas parecidos com a dengue e que também é transmitido pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. O mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, procria nestas condições, o que torna a estação mais vulnerável à ocorrência de surtos e epidemias devido a sazonalidade das doenças.

O mosquito não é portador das doenças, ele é transmissor, basta picar uma pessoa infectada com dengue ou chikungunya para se tornar transmissor. O mosquito circula num raio de cerca de 300 metros e pode picar dezenas de pessoas nesta área.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no início deste mês indicam que, até o dia 15 de novembro, o Brasil registrou 1.364 casos de febre chikungunya, sendo 71 casos importados e 1.293 autóctones. Desses, 531 foram identificados no município de Oiapoque, no Amapá, 563 em Feira de Santana e 196 em Riachão do Jacuípe, ambos na Bahia, um em Matozinhos e um em Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e um em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

No caso da dengue, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indica que pelo menos 135 municípios brasileiros apresentam risco de epidemia da doença. Alem disso, 612 cidades estão em alerta para a dengue.

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras