Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 03/11/2010 15:02 - Atualizada em: 02/11/2011 11:59
Santa Casa é o primeiro hospital de Lavras a realizar o exame da orelhinha
Crianças nascidas na Santa Casa já estão passando pelo teste da orelhinha. A Santa Casa é a primeira instituição de saúde a realizar o exame.

     

        Santa Casa de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Cerca de 270 mil bebês nascidos em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) passaram pelo teste da orelhinha, que detecta problemas auditivos em recém-nascidos. O número equivale a 13% dos 1,98 milhão de partos realizados pelo sistema público no mesmo período.

Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que obriga hospitais e maternidades a fazer a triagem, chamada exame de emissões otoacústicas evocadas, em todos os bebês nascidos nesses locais.Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o assunto ainda precisa de regulamentação para que as regras sejam especificadas. Por isso, ainda não há uma data para que os hospitais se adaptem às novas normas.

Mas não é assim que a administração da Santa Casa de Misericórdia de Lavras pensa. Visando aprimorar cada vez mais seu atendimento e oferecer serviços pioneiros de saúde em Lavras, a instituição adquiriu, recentemente, o Audiômetro, aparelho utilizado para realizar o exame EOT (Emissões Otoacústicas evocadas Transientes) o exame da orelhinha.

Desde o dia 4 do mês passado que a Santa Casa vem realizando gratuitamente o exame em todos os bebês nascidos no hospital. A Fonoaudióloga Taise da Conceição Teixeira Campos, responsável pelo teste, explicou que é importante que o teste seja feito 24 horas após o nascimento do bebê, para evitar que secreções próprias do líquido amniótico interfiram nos resultados.

Ela disse, ainda, que o exame é rápido e que a criança não sente nenhuma dor, "o melhor é que o resultado é imediato", explicou. Taise disse ainda que: "caso alguma alteração seja detectada, o teste é realizado novamente após 30 dias e o bebê é encaminhado a um especialista para que exames complementares sejam realizados".

A demora para detectar problemas auditivos traz prejuízos ao desenvolvimento emocional da criança e interfere na linguagem. O exame da orelhinha é fundamental para evitar danos para a criança.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras