Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 20/12/2014 12:11 - Atualizada em: 20/12/2014 22:03
Curso de Odontologia Unilavras é destaque nacional
Prestes a completar 30 anos, o curso de Odontologia Unilavras se destaca na avaliação do Enade

Uma das clínicas do curso de Odontologia do Unilavras. Foto: Ascom Unilavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Lavras é uma cidade que sempre se destacou na área educacional, desde o século XIX, quando aqui chegaram os americanos e fundaram o Colégio Evangélico, hoje Instituto Presbiteriano Gammon. Depois disso vieram a Escola Agrícola, hoje Universidade Federal de Lavras (Ufla), Faculdade de Filosofia, hoje Centro Universitário (Unilavras), Faculdades Gammon (Fagammon) e Faculdades Adventista de Ensino de Minas Gerais (Fadminas). Temos aqui também o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), uma referência nacional em educação de talentos. A cada ano os lavrenses são surpreendidos com as boas notícias divulgadas por estes centros de excelências.

Recentemente tivemos as notícias dos novos cursos na Ufla, o Curso de Medicina, a construção do Hospital Universitário e outros. Agora os lavrenses recebem outra boa notícia: o Curso de Odontologia do Unilavras, reforçando a máxima de que Lavras é referência em educação, recebeu conceito 4 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), uma forma do Ministério da Educação (MEC) avaliar as escolas.

O resultado foi considerado excelente pelos professores, alunos e direção, se considerarmos que numa escala de avaliação que vai de 1 a 5, o Curso de Odontologia obteve 4. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), dia 18, quinta-feira. O Curso de Odontologia do Unilavras foi o único a alcançar um conceito tão alto no Sul de Minas.

Para falar do Curso de Odontologia do Unilavras, tem que contar um pouco da história da odontologia em Lavras. O primeiro dentista que recebeu o grau de cirurgião dentista em Lavras foi Lafayette de Aquino Pádua, ele formou no dia 3 de março de 1906 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. A primeira mulher dentista foi Zilda Guadalupe, ela se formou no dia 3 de dezembro de 1912 no Grambery, em Juiz de Fora.

Em Lavras existiam há 67 anos, 18 dentistas, sendo 16 em Lavras e dois em Ribeirão Vermelho, na época distrito de Lavras, segundo ofício enviado ao presidente do Sindicato dos Odontológicos de Belo Horizonte, Prudente Versiani Caldeira, que fez a consulta. Em ofício datado de 25 de julho de 1947, aquele sindicato foi informado pelo prefeito Francisco Pinto de Souza, que "Lavras possui 18 profissionais da área, são eles: Renato de Aquino Pádua, Humberto Pitta de Andrade, Juvercino Santos, Genésio Pereira, Cléo Pereira, Henrique Baeta Silva, Ney Villela, João Batista Ribeiro, Homero Chagas Felisberto, José Cherem, Octaviano Teixeira de Carvalho, José Guadalupe, Paulo Romaniello, Gil Serra Negra, Antônio Saraiva de Melo, Wolmy Villela, Belmiro Loureiro Patto e Clyto Cleto Novais. Sendo este último, radicado em Ribeirão Vermelho".

Lavras é uma cidade privilegiada, aqui aportaram homens que vieram de longe e plantaram sementes do bem, como Samuel Rhea Gammon e Benjamin Harris Hunnicutt, que deram origem ao Gammon e a Ufla. Outros, mais recentes, que também vieram de outras terras, fortaleceram o setor educacional em Lavras, como hoje o reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo, uma capixaba de nascimento e um lavrense de coração. Mas foi um gaúcho que veio para Lavras e criou uma das mais importantes escolas de cursos superiores do Sul de Minas: Unilavras, foi Canísio Ignácio Lunkes.

Foi o professor Canísio que trabalhou incansavelmente para conseguir o Curso de Odontologia que hoje é referência. Canísio conseguiu a autorização do Governo Federal para que o Curso de Odontologia fosse implantado na Faculdade Educacional de Lavras e o decreto foi assinado no dia 28 de dezembro de 1984.

Em fevereiro do ano seguinte foi realizado o primeiro vestibular e os primeiros alunos aprovados, que hoje também fazem parte da história do Unilavras, foram: Adaoney Ferreira Valias, Adriana Guimarães Lima, Anamaria Felicori Salgado, Ângelo Freitas Lopes, Aracy Nicoli Cabral, Benedito Mauro do Nascimento, Bruno Cherem Peixoto, Carlos Alberto de Oliveira Freitas, Cláudio Gonzaga Dias, Dehon Rodrigues, Elcio Paiva, Eliana Pereira, Eliane Curi Reis, Eliza Mara Resende, Euler Ribeiro da Silva, Eva do Carmo Cangussu, Eynard Neves, Francisco Oscar Andrade Ferreira, Geraldo Magela Pereira, Geraldo Muzzi Guimarães, Gisely Aparecida Costa Mendes, Glauco Maciel Costa, Ivilea de Andrade, Jackson Eugênio de Almeida, Jander Alvarenga Barbosa, José Otaviano da Costa, José Tarcísio Lima Ferreira, José Wagner de Andrade, José Wilson Guimarães, Júlio César Lopes Avelar, Luciano Maciel Costa, Lucilelia dos Reis Pires, Lucimara Rivetti Piassi, Marcelo Eugênio Azevedo, Márcia Dantas Cangussu, Marco Antônio Prado Alves, Margarete Aparecida Costa, Maria Alice Balbino Teixeira, Maria Denisia de Souza Saraiva, Maria Luzia Paiva Coelho, Mário César Mendes Mazzini, Maristela Vitorino, Maurício de Oliveira, Mercionara Machado Toledo, Nelson José da Silva, Odilon Pinto Barbosa, Olavo Canaan Alvim, Patrícia Bernardes de Oliveira, Paulo Afonso Maia Santiago, Paulo da Silva Lemos, Paulo Roberto Moreira Machado, Plínio José Brito, Richard Salume, Rogério Massuchetti de Barros, Sérgio Henrique Gouvêa, Silvia Regina Amaral Landim, Teresa Cristina Alves Santos, Waldir de Castro Pereira, Washington Leoncio Cornélio Neto e Zilda Maria Maciel.

No dia 13 de janeiro de 1990, Canísio Lunkes consegue no Conselho Federal de Educação o reconhecimento do Curso de Odontologia, através do parecer 19/90, o Curso de Odontologia do Instituto Superior de Ciências, Artes e Humanidades de Lavras (INCA), mantido pela Fundação Educacional de Lavras.

Depois de reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, em 13 de janeiro, mais uma vitória do educador Canísio Lunkes. O Diário Oficial da União trouxe estampada a portaria ministerial número 1.048, reconhecendo o curso de odontologia, publicado no dia 6 de novembro de 1990.

Canísio dedicou toda sua vida em Lavras na construção de um dos pilares de sustentação da cidade, o da educação, partiu em 19 de maio de 2005, mas deixou um legado que hoje tem a frente um grupo de pessoas que desempenham um trabalho que o deixaria orgulhoso, se estivesse entre nós. Um exemplo disso é o conceito que o MEC deu ao Curso de Odontologia, criado com muita dificuldade por ele.

O professor Douglas Campidelli Fonseca, coordenador do Curso de Odontologia do Unilavras, disse a respeito da avaliação do MEC: "Este resultado comprova a excelência do curso de Odontologia e é fruto do esforço e competência de seus professores e da dedicação de seus alunos".

Já o professor Cássio V. Pereira, pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, disse: "O resultado consolida a constante busca do UNILAVRAS pela excelência e qualidade no ensino. É o fruto do trabalho competente de uma instituição que, ao longo dos trinta anos deste curso, investe num corpo docente altamente titulado, na infraestrutura adequada e, especialmente, em práticas pedagógicas inovadoras".

A cirurgiã dentista Caroline Aparecida Freitas, formada este ano no Unilavras, também comentou a avaliação obtida: "Fiquei muito orgulhosa com a nota alcançada pelo curso e tenho certeza de que no Unilavras aprendi uma odontologia avançada e moderna, que me forneceu todo o conhecimento para ter uma vida profissional de sucesso".

Christiane Amaral Lunkes, reitora do Unilavras e herdeira das qualidades do pai, também comentou: "Este conceito é reflexo de muita dedicação e comprometimento com a qualidade de ensino. O trabalho em equipe e a seriedade tornam o Unilavras uma instituição de excelência. Esta notícia vem em um momento especial e toda a comunidade acadêmica do Unilavras já pode começar a comemorar seus 50 anos!"

A equipe do Jornal de Lavras, mesmo não sendo autorizado, vem a público cumprimentar o Unilavras em nome das autoridades e da população. O Unilavras, juntamente com a Ufla, Fagammon e Fadminas, mantém firme o pilar edificado por Samuel Gammon, Benjamin Hunnicutt, Canísio Ignácio Lunkes e outros. Parabéns ao Unilavras.

  Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras