Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 16/12/2014 14:59 - Atualizada em: 16/12/2014 20:13
Túnel do Tempo: Perdões teve um domingo de história com exposição de carros antigos - veja fotos
Colecionadores, saudosistas e visitantes movimentaram a cidade de Perdões no domingo, quando foi realizada a 1ª Exposição de Carros Antigos daquela cidade

Coletivo usado no Brasil há mais de 80 anos, conhecido como "Jardineira". Fotos: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A praça histórica de Perdões, a Praça da Matriz, foi, no domingo, dia 14, o cenário para o 1º Encontro de Veículos Antigos de Perdões. O evento reuniu colecionadores e milhares de visitantes que aproveitaram o final de semana para poder conhecer relíquias históricas, como um caminhão 1926 e que serviu na revolução de 1932, ou então, uma "jardineira", um coletivo da década de 30 - o nome de "jardineira" era porque o veículo era aberto, com bancos de madeira e nele viajavam as donzelas, bonitas como flores, daí a denominação de jardineira.

A exposição em Perdões foi também uma aula de história para os visitantes e um painel de homenagens para figuras como Paulo de Oliveira Alves, o "Paulinho do Piano", colecionador e restaurador de veículos antigos em Lavras. A exposição foi dedicada a ele, conforme explicaram dois dos organizadores: Ronaldo Naves (foto à esquerda) e Raimundo Sérgio Gonçalves (foto à direita), que além da organização da primeira mostra na cidade, fundaram a Associação de Carros Antigos de Perdões (Apeca), juntamente com colecionadores daquela cidade.

Tão logo fundaram a associação, os colecionadores procuraram a secretária Municipal de Educação e Cultura daquela cidade, Maria do Socorro Rezende Freire, que se prontificou em ajudar na realização da 1ª Exposição de Veículos Antigos de Perdões. A exposição reuniu dezenas de veículos antigos e, ainda, outros veículos e objetos, que atraíram a atenção dos visitantes, como bicicletas antigas, lambretas, calibrador de pneus, bomba de gasolina e até velocípedes, os conhecidos "tico-tico", brinquedo de metal produzido pela Indústria Bandeirante de Brinquedos.

Os organizadores pensaram em tudo, até uma praça de alimentação foi montada para dar opção e conforto aos visitantes. Muitas pessoas de outras cidades participaram do evento, não apenas como expositor, mas como visitante, foi um domingo que ficará na memória dos perdoenses por muito tempo.

O sucesso da exposição fez com que o prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, fosse até aquela cidade e convidasse os organizadores, que por sinal são lavrenses, para realizarem em Lavras, um evento daquela dimensão.

O Jornal de Lavras esteve presente e registrou com fotografias os veículos e as pessoas que fizeram daquele domingo, um dia bastante agradável, fazendo jus ao seu slogan de Perdões: Cidade da Amizade.

 Clique nas miniaturas para visualizar as fotos em tamanho real:

  Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras