Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 11/12/2014 16:59 - Atualizada em: 12/12/2014 09:51
PF conclui inquérito da "Metástase 57"; em 2013 foi cumprido mandado da operação em Lavras
"Metástase 57" é um esquema criminoso que foi montado dentro da prefeitura de Três Corações

Viatura da Polícia Federal estacionada no centro de Lavras quando cumpria mandado, em 2013. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A Polícia Federal indiciou 57 pessoas que estavam envolvidas na Operação "Metástase 57", elas foram indiciadas por desvio de recursos públicos do município de Três Corações. A Operação "Metástase 57", que foi deflagrada em 17 de dezembro de 2013, foi concluída na quarta-feira, dia 10. O órgão estima que o montante desviado ultrapasse os R$ 50 milhões, podendo chegar a R$ 100 milhões.

Na ocasião, conforme informações da PF, 350 policiais do órgão cumpriram 37 mandados de prisão temporária, 20 de condução coercitiva e 75 de busca e apreensão, todos expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções de Penais da Comarca de Três Corações. Os mandados foram cumpridos em Três Corações, Lavras, Varginha, Campanha, Três Pontas, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Franca e Brasília.

As investigações apontaram, segundo o órgão, que membros do grupo, que era articulado e estável, se infiltraram nos postos de comando da administração de Três Corações, nos poderes Legislativo e Executivo, configurando organização criminosa. Entre os indiciados estão políticos, servidores públicos, empresários, comerciantes e profissionais. Eles são acusados de vários crimes como fraude em licitação, associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e falso testemunho.

Ainda segundo a PF, a investigação apontou que uma organização criminosa, que tinha a característica de um grupo ordenado, articulado e estável, com divisão de tarefas, se infiltrou na administração de Três Corações entre 2009 e 2012 com o objetivo da manutenção de poder e de práticas ilícitas. O conluio entre servidores públicos, empresários e profissionais liberais, envolvia, desde eventos públicos, como exemplo festas, e até a reforma da "Casa Pelé".

O inquérito policial, com mais de três mil páginas será encaminhado à Justiça Estadual de Três Corações, quando os nomes dos envolvidos serão divulgados.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras