Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 30/11/2014 20:06 - Atualizada em: 01/12/2014 07:51
Acervo que estava guardado em Lavras foi mostrado no Jornal Nacional
Material que estava guardado em Lavras por cerca de 20 anos, foi mostrado no Jornal Nacional de sábado

Primo do poeta e superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade em Itabira, Marconi Drummond Lage, na Casa da Cultura, em Lavras, quando recebeu das mãos do colecionador o acervo que hoje está exposto em Belo Horizonte. Foto Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

As cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade, que estavam em Lavras e ficaram guardadas por 20 anos nas mãos de um colecionador, estão expostas em Belo Horizonte, na Casa Fiat e ontem, sábado, a exposição foi matéria veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.

A matéria que teve a duração de 2 minutos e 59 segundos, foi montada num espaço cultural muito conhecido da capital mineira. A exposição uniu, pela primeira vez, as cartas do filho CDA para sua mãe Julieta e as respostas da mãe para ele. As cartas da mãe para o filho fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles.

As cartas revelam o amor pela família e as intimidades até então desconhecidas: no Rio de Janeiro, o poeta sente saudade da mesa farta de casa, cheia de coisas gostosas; comenta a entrada do Brasil na Segunda Guerra; fala dos problemas do dia a dia, como a falta d'água. Fala de política e até de futebol. Narra com melancolia à perda do filho que teve de ser batizado às pressas, pois morreu minutos depois de ter nascido.

São histórias que apenas o colecionador de Lavras tinha conhecimento, mas que agora estão à disposição de estudiosos e pesquisadores da vida e da obra do poeta itabirano.

Para acessar a matéria do Jornal Nacional basta Clicar Aqui.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras