Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 19/11/2014 08:51 - Atualizada em: 19/11/2014 12:37
Deu negativo o teste da febre chikungunya no paciente de Lavras
Autoridades de saúde do município respiraram aliviadas com o resultado do teste realizado no paciente de 45 anos suspeito de febre chikungunya

A febre chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, assim como a dengue

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Já são 14 casos suspeitos de febre chikungunya em Minas Gerais, segundo dados da última sexta-feira, divulgados na segunda-feira, dia 17 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). As cidades com maior número de suspeitos são Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, cada uma com dois casos.

No balanço anterior da SES, que havia sido divulgado no último dia 10, nove pacientes estavam sob investigação do órgão. Um caso foi confirmado em Matozinhos, na região metropolitana, e outro em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.

Na segunda-feira a SES divulgou a relação das cidades onde há suspeitas, são elas: São Francisco de Paula e Medeiros na região Centro-Oeste de Minas; Timóteo, São João do Oriente, Coronel Fabriciano  e Ipatinga no Vale do Aço;  Pará de Minas, na região Noroeste, e Pimenta, São Lourenço e Lavras no Sul de Minas.

Sobre o caso suspeito de Lavras, ontem, terça-feira, dia 18, o Departamento de Vigilância Epidemiológica informou que a amostra de sangue colhida no paciente de 45 anos foi enviada a Belo Horizonte e o resultado foi negativo, o resultado já foi comunicado ao médico que realizou o atendimento no paciente, que teve o sangue colhido em outubro.

A febre chikungunya é uma doença similar à dengue. Ela também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e vem crescendo em número de ocorrências no país. Além de Minas Gerais, Bahia e Amapá são os estados em que há maior número de registros de casos da doença. O ciclo de transmissão deste vírus é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir a doença para uma população que não possui anticorpos contra ela. Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras