Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 11/11/2014 18:26 - Atualizada em: 12/11/2014 11:39
Campanha contra câncer de próstata ganhou um aliado em Oliveira: o Cristo Redentor
Um dos símbolos mais conhecidos daquela cidade, a imagem do Cristo Redentor, ganhou uma iluminação diferente neste mês de novembro

Um dos símbolos da cidade de Oliveira ganhou uma iluminação especial em novembro. Foto: Jamil Fernandes

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro para alertar aos homens sobre a importância de se fazer exames de diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O Novembro Azul existe também em diversos países do mundo. Como no Outubro Rosa, alguns símbolos ou prédios públicos são iluminados na cor símbolo da campanha para chamar a atenção.

Na cidade de Oliveira, na Região Centro-Oeste de Minas, um de seus símbolos mais conhecidos, o Cristo Redentor, está totalmente azul, ele ganhou uma iluminação especial e entrou na campanha.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens e é o segundo tipo em mortalidade no Brasil. Em 2012, foram registrados 13.354 óbitos pela doença, o que representa 13,1% dos óbitos por câncer em homens.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O risco também é maior entre homens que tenham história familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Como prevenção, a sugestão é realizar consultas médicas e exames periódicos, sobretudo para os homens que se concentram no grupo de maior risco.

Com o objetivo de ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, principalmente na atenção primária, o Ministério da Saúde lançou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). A iniciativa foi uma resposta à constatação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de adultos, duas são do sexo masculino.

Em Oliveira, todos os postos de saúde participam do Novembro Azul com conscientização e orientação para homens a partir dos 50 anos.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras