Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 05/11/2014 12:39 - Atualizada em: 05/11/2014 16:44
VLI instala dormentes de plástico em linha férrea de Lavras
As peças são fabricadas no Brasil e utilizam matéria-prima coletada por catadores de materiais recicláveis

Foto divulgação

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Uma boa notícia para o meio ambiente e para o planeta: a VLI (Valor da Logística Integrada), empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais, concluiu na última semana a troca de dormentes em um trecho da linha férrea entre as estações de Lavras e Engenheiro Bhering, mais conhecida como a estação do Prudente. As estruturas até então existentes no local foram substituídas por peças feitas com plástico reciclado. Além de representar uma alternativa mais sustentável, a nova matéria-prima tem maior durabilidade.

O trecho em Lavras é o segundo da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) a receber os chamados dormentes poliméricos tal que, pouco mais de 380 unidades já estão instaladas no local. O produto fabricado no Brasil utiliza matéria-prima coletada por catadores de materiais recicláveis.

Segundo explicou o gerente de Engenharia da Via Permanente VLI, Alexandre Fontes, a empresa está testando os novos dormentes, "inicialmente, faremos testes para acompanhar a aplicação e adaptabilidade dessas peças. Trata-se de um material mais uniforme, devido à produção em série, e com características muito semelhantes às da madeira, existindo ainda o benefício de ser mais sustentável". Afirmou Alexandre Fontes.

Mais de 500 dormentes poliméricos serão instalados nos trilhos em Lavras até o fim do ano. O trecho que ainda receberá as peças fica na zona rural da cidade. A linha férrea que passa pela região integra o corredor Minas-Rio, criado com o objetivo de oferecer capacidade de transporte de carga para a exportação de minerais.

Há dois meses, a VLI realizou a instalação de dormentes poliméricos em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Os primeiros locais que receberem as peças foram escolhidos devido a grande produtividade das rotas e as características técnicas da via permanente.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras