Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 27/10/2014 16:42 - Atualizada em: 27/10/2014 22:39
Lavrenses estão convocados para a guerra que começa com a chegada das chuvas
Todos devem se unir agora para combater os inimigos quase que imperceptíveis, os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus

Utilização do fumacê é uma das medidas que poderá ser adotada em Lavras. Foto ilustrativa: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A chuva trouxe um alívio para Lavras, mas coloca em pauta outro problema: o perigo da dengue e, agora também, da febre chikungunya, isso porque existem casos suspeitos da doença que estão sendo investigados pelas autoridades de saúde do Estado. No Sul de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) acompanha dois casos suspeitos, um em Lavras e outro em Varginha.

Já a dengue é outra preocupação. Em Minas Gerias, este ano, já morreram 45 pessoas e as notícias não são alentadoras: segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 44.860 mil casos da doença foram registrados no Estado este ano.

Felizmente nenhum caso de óbito foi registrado em Lavras, mas conforme levantamento divulgado pela SES, o maior número de mortes foi registrado em Passos, no Sul de Minas, foram oito óbitos. Divinópolis, região Centro-Oeste, aparece na segunda posição do ranking, com seis mortes. Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tiveram quatro e três óbitos, respectivamente. Paracatu e Itaúna registraram duas mortes cada.

Os demais óbitos foram registrados Araxá, Araújo, Campo Belo, Candeias, Curvelo, Dores do Indaiá, Formiga, Frutal, Fronteira, Itabira, Ituiutaba, Natalândia, Nova Serrana, Prata, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Margarida, Santos Dumont e Três Corações.

A SES alerta que o número de casos de dengue tendem a cair durante o inverno, e que 80% dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, estão dentro das casas.

Em Lavras, as autoridades de saúde estão se preparando para enfrentar os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da dengue e da febre chikungunya: recentemente, agentes de combates às endemias passaram por um treinamento em Belo Horizonte e, depois, na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa).

Focos de larvas ou presença de mosquitos devem ser comunicados imediatamente às autoridades de saúde, através da Ouvidoria Municipal, no telefone 156. A ligação é gratuita e o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, de 12h às 18h.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras