Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 22/10/2014 23:11 - Atualizada em: 23/10/2014 11:50
Treinamento para lidar com a febre chikungunya já começou em Lavras
Lavras tem um caso suspeito da doença, a pessoa apresentou todos os sintomas. A Secretaria Estadual de Saúde aguarda o resultado dos exames

Autoridades da área da saúde em Lavras não confirmaram e nem desmentiram caso suspeito de febre chikungunya, mas hoje começaram a treinar médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Foto: divulgação PML

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Autoridades municipais e saúde não confirmaram e nem desmentiram caso suspeito de febre chikungunya em Lavras, mas hoje, quarta-feira, dia 22, profissionais de saúde de Lavras deram início a um treinamento para lidar com a febre chikungunya. A cidade possui um caso de morador que apresentou sintomas da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda o resultado dos exames. Em Minas Gerais, dois casos já foram confirmados, um em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Governador Valadares, no Vale do Aço. 

Os profissionais de saúde de Lavras receberam treinamento em Belo Horizonte. Ao todo, 300 médicos e enfermeiros de todas as regionais de Belo Horizonte passaram por treinamento. Eles receberam informações sobre a doença e o tratamento. Em Lavras, os primeiros a passar pelo curso são 22 agentes de endemias. Os funcionários foram orientados sobre como desenvolver ações de controle, prevenção e manejo ambiental para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Amanhã, quinta-feira, será a vez da equipe de Vigilância Sanitária realizar uma nova reunião nos hospitais, na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa) e com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF's). 

No estado existemdois casos confirmados da doença Outros dez ainda são investigados. Os pacientes são moradores de Belo Horizonte, Contagem, Montes Claros, Pitangui, Lavras, Viçosa, Ipatinga e Varginha. Exames de quatro pessoas moradoras de Santo Antônio do Monte, Alfenas, Itaúna e Mato Verde, deram negativo. 

Um dos vetores da chikungunya, a fêmea do mosquito Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da dengue, que este ano já matou mais de 40 pessoas em Minas. O outro vetor é o mosquito Aedes albopictus, comum em áreas rurais. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre, até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.

A prefeitura de Lavras distribuiu uma nota para a imprensa nesta quarta-feira, informando sobre o treinamento, porém, não mencionou o caso suspeito na cidade. 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras