Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Cultura /


Publicada em: 21/10/2014 12:25 - Atualizada em: 21/10/2014 19:14
Chico Buarque é tema da Semana do Livro e da Biblioteca da Ufla
A abertura do evento foi ontem, segunda-feira; as atividades vão até o dia 23

Imagem divulgação

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A música, a dramaturgia e a literatura de Chico Buarque constituirão o tema da IX Semana do Livro e da Biblioteca da Ufla. O evento que vai até o dia 23 de outubro, é realizado pela Biblioteca Universitária. Chico é um dos maiores artistas contemporâneos do Brasil e completou 70 anos em 2014.

A Semana foi aberta com uma aula-espetáculo, intitulada "Noite de gala, samba na rua – um passeio pelas muitas faces de Chico Buarque". O professor, poeta e crítico Igor Alves fez uma palestra sobre a obra do artista, acompanhado pelos músicos Gabriel Resende, Lucas Sales, Jéssica Máximo e Bona Garcia, de São João Del Rei, que interpretaram alguns dos seus sucessos.

Foram lançadas, na ocasião, as exposições "Chico, um pouco de tudo"; "Chico e o eu feminino"; e "Os Saltimbancos nas escolas de Lavras e região". Os interessados poderão ver essas exposições na Biblioteca Universitária durante a Semana. Houve, ainda, o lançamento do jogo virtual "Eu conheço Chico Buarque". Já está disponibilizado, no site da Biblioteca, um link acessível aos estudantes da Ufla, com um jogo de perguntas sobre a obra de Chico Buarque.

A exposição "Chico, um pouco de tudo" contem periódicos arquivados, que constroem uma retrospectiva de sua discografia e falam de sua relação com o futebol, sua participação nos festivais e seus principais livros. A mostra "Chico e o eu feminino" é composta por trechos de músicas nas quais Chico Buarque utilizou o "eu lírico" feminino, retratando temas a partir do ponto de vista da mulher com uma sensibilidade incomum. Esta exposição homenageia o Outubro Rosa, movimento contra o câncer de mama. Já a mostra "Os Saltimbancos nas escolas de Lavras e região" é composta por trabalhos (pinturas, colagens, modelagens) feitos por estudantes de escolas de Lavras e região.

Hoje, terça-feira, dia 21, às 18 horas, haverá a exibição do filme Budapeste e discussão sobre a obra, baseada em livro homônimo de Chico Buarque, no Anfiteatro da Biblioteca. Os professores Márcio Farias (DEF) e Luciana Azevedo (DED) coordenarão o debate.

Amanhã, dia 22, quarta-feira, o ônibus do projeto Biblioteca Itinerante receberá, em frente à Biblioteca Universitária, mais de 300 crianças de escolas da região, que participarão de atividades pedagógicas, durante todo o dia.

Ainda nesta quarta-feira, o Coral Vozes do Câmpus se apresentará no Setor de Circulação da Biblioteca, às 18 horas. Em seguida, às 19 horas, será ministrado o minicurso "O que não tem medida, nem nunca terá: a música e a poesia de Chico Buarque", sob coordenação do professor Rodrigo Garcia Barbosa, do DCH. Esse minicurso será no Anfiteatro da Biblioteca.

O dia do encerramento, dia 23, será marcado por mais música: o grupo PG3, composto por membros da comunidade acadêmica, fará um show ao meio-dia, no salão de entrada da Biblioteca.

A programação da Semana do Livro e da Biblioteca será encerrada com uma homenagem aos servidores, às 16 horas; e pelo lançamento do Projeto Saber +, com a presença da professora da PUC Minas e doutoranda em Administração da Ufla, Isabel Cristina Silva. Esse projeto será constituído por palestras semanais, sobre temas diversos, como saúde e finanças, para os servidores da Biblioteca.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras