Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/10/2014 22:51 - Atualizada em: 16/10/2014 11:42
Corpos das vítimas do incêndio em Carrancas estão em Lavras; o ferido foi transferido para o João XXIII
Divulgados os nomes das vítimas do incêndio; dois homens morreram e um está em estado grave no Hospital João XXIII, em BH

Momento em que a vítima José Ronaldo Monteiro Ferreira era embarcada no helicóptero do Corpo de Bombeiros para ser levada ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte; foto: Cássio Goulart. Abaixo, imagens do fogo nas serras; fotos: Marcos Alexandre, enviadas pelo leitor Jhonata Francisco

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Os corpos das duas vítimas que morreram queimadas na serra de Carrancas, tentando combater um incêndio que está queimando toda a vegetação naquela região, foram resgatados na tarde desta quarta-feira e foram trazidos para Lavras, onde serão necropsiados. Os dois homens eram brigadistas voluntários. Uma terceira vítima está gravemente ferida, ele foi resgatado e levado para o setor de queimados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte; ele foi removido para a capital mineira de helicóptero.

As vítimas teriam entrado na mata na noite dessa terça-feira, dia 14, mas só foram localizadas na madrugada de hoje, quarta-feira. Carrancas é conhecida em todo o Brasil por suas belezas naturais, atualmente ela é cenário da novela das 21h da Rede Globo. A cidade tem pouco mais de 4 mil habitantes e a economia do município vem, em grande parte, do turismo. A cidade não possui Corpo de Bombeiros e os bombeiros mais próximos são os de Lavras e de São João del-Rei.

Os moradores se organizaram para combater o fogo, já que a cidade não possui estrutura para isso e, como a paisagem também é uma atração turística, os moradores fazem de tudo para preservar as cachoeiras e a vegetação, pontos fortes do turismo naquela cidade.

O fogo começou na serra de Carrancas no domingo, existem duas versões para o início do incêndio, uma delas é que ele tenha sido criminoso e a outra é que o fogo tenha iniciado com a queima de foguetes no Dia da Padroeira. O fato é que o fogo na serra de Carrancas avançou para a serra das Broas, serra do Abanador, local da locação da novela da Globo, e atinge o Complexo da Zilda, local em que estavam as vítimas e está maior parte das 80 cachoeiras do município.

A chefe de gabinete da Prefeitura de Carrancas, Flávia Cristina Andrade, acusou os bombeiros de Lavras de não terem atendido aos pedidos insistentes dos moradores daquela cidade, segundo ela, os bombeiros só atenderam a chamada na manhã desta quarta-feira. O fato é que o Corpo de Bombeiro de Lavras tem um contingente pequeno e não está aparelhado suficientemente para atender a região do entorno da cidade de modo pleno. O Governo do Estado, há muitos anos, não tem investido em Lavras, apesar do crescimento da cidade e da cobrança da taxa de incêndio.

No domingo, quando iniciou o incêndio em Carrancas, os bombeiros atenderam, em Lavras, diversos chamados para combater incêndios, um deles, inclusive, com morte de uma mulher na Vila Newton Teixeira. Outros focos foram combatidos e, no final da tarde de domingo, os bombeiros de Lavras ainda resgataram um corpo de um homem que morreu afogado em Macaia. O aumento de ocorrências de incêndio e afogamentos nesta época do ano, dificulta a atuação dos bombeiros em cidades da região, como em Carrancas, por exemplo, município que fica a 70 quilômetros de distância.

As vítimas do incêndio em Carrancas foram: Raimundo Ferreira Coimbra, que no dia 21, terça-feira, estaria completando 49 anos, ele era aposentado e divorciado, ele morreu carbonizado; Paulo Carolino da Silva, 64 anos, casado, pedreiro, ele também morreu carbonizado; José Ronaldo Monteiro Ferreira, 49 anos, solteiro, proprietário de uma academia naquela cidade. José Ronaldo se feriu gravemente e está internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. José Ronaldo é também presidente do Sindicato Rural de Carrancas, ele atua na Brigada Lobo-Guará.

Policiais militares do 8º Batalhão estão na cidade auxiliando a população no que são solicitados. A Prefeitura de Carrancas já notificou a Defesa Civil Estadual, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e aguarda socorro no combate às chamas.

Amanhã, quinta-feira, chegam a Carrancas, brigadistas do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e soldados do 11º Regimento de Infantaria de São João del-Rei para auxílio no combate às chamas. A última informação é que o fogo ainda está descontrolado, queimando as serras daquela cidade.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras