Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 15/10/2014 12:47 - Atualizada em: 15/10/2014 17:14
São João del-Rei está faltando água; agora são 155 em MG que sofrem com a situação
Já são 155 cidades em Minas que estão passando dificuldades por falta de água, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)

Foto ilustrativa da cidade de São João del-Rei. Extraída do site da Prefeitura daquela cidade

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Agora é a cidade histórica de São João del-Rei que engrossa a lista das cidades que sofrem com a falta de água. De acordo com a declaração do diretor geral do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Demae) daquela cidade, Gustavo Gastão Cardoso, se não chover em três semanas, São João del-Rei vai dar início a um processo de racionamento de água. "Não podemos descartar a possibilidade porque os mananciais estão muito vazios, com 20% de capacidade total", explicou ele.

Na semana passada, a prefeitura daquela cidade, em parceria com o Damae, lançou a campanha "Toda gota conta" para conscientizar a população a economizar. A recomendação por parte do poder público é que a população sanjoanense evite lavar passeios, aconselha a reservar água da lavagem de roupas para ser reaproveitada na lavagem de quintais e calçadas, e também na descarga de banheiros. A prefeitura aconselha os moradores que tomem banhos mais rápidos.

 "Estamos lançando a campanha para alertar a população antes que o racionamento se torne uma realidade", afirma o diretor geral do Demae, Gustavo Cardoso. Segundo ele, no ano passado foram abertos três poços artesianos na região urbana e dois na região rural, que estão ajudando a abastecer o município. "Mas os poços estão secando e, de qualquer forma, precisamos das águas superficiais para manter a cidade toda", afirma. Cardoso disse também que a administração vai promover mais investimentos no serviço de captação de água no próximo ano.

O número de cidades em situação de emergência por causa da falta de água em Minas Gerais aumentou de 148 para 155, de acordo com o último levantamento da Defesa Civil do Estado divulgado na quinta-feira, dia 9. Entretanto, a Defesa Civil lembra que o número de municípios em dificuldade pode ser bem maior, pois nem todos entram em contato imediatamente com o órgão para pedir ajuda, que seria, nesses casos, o envio de caminhões-pipa.

Dois exemplos de cidades que não oficializaram a crise na Defesa Civil de Estado são Itapecerica, na região Centro-Oeste, e Viçosa, na Zona da Mata, são duas cidades que estão nessa situação, já decretaram emergência por falta de água, mas não informaram ao órgão estadual.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras