Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 08/10/2014 14:48 - Atualizada em: 08/10/2014 18:24
Pelo nono ano seguido, Ufla tem pesquisa representada no "Prêmio Capes de Tese"
A edição 2014 do Prêmio conferiu menção honrosa a uma pesquisa produzida na Ufla

Carla Priscila, autora da tese que recebeu Menção Honrosa no "Prêmio Capes de Tese 2014″

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A edição de 2014 do "Prêmio Capes de Tese" confere menção honrosa a uma pesquisa produzida na Universidade Federal de Lavras (Ufla).  A autora do trabalho é Carla Priscila Coelho, que teve a orientação do professor do Departamento de Biologia (DBI) Antonio Chalfun Júnior e a coorientação do professor da Universidade de Guelph (Canadá), Joseph Colasanti.

O trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, foi condecorado pela Capes na área de "Ciências Agrárias I". Com o título Molecular regulatory machanism of floral transition by FT/TFL1 orthologs and the autonomously expressed SclD1 monocot-specific transcription factor in sugarcane, a tese foi defendida em 2013 e resultou na caracterização de genes do florescimento de cana-de-açúcar.

De acordo como o professor Chalfun, o mérito do trabalho está no seu ineditismo. "A pesquisa trabalha com a cana-de-açúcar no nível fisiológico molecular", explica. Chalfun diz que os artigos "A proposed model for the flowering signaling pathway of sugarcane under photoperiodic control" e "Putative sugarcane FT/TFL1 genes delay flowering time and alter reprodutive architecture in Arabidopsis" foram os primeiros trabalhos publicados dentro dessa abordagem. As publicações ocorreram, respectivamente, na "Genetic and Molecular Reserach" e na "Frontiers in Plant Science".

Este é o nono ano consecutivo em que a Ufla está representada no Prêmio Capes de Tese por meio dos trabalhos desenvolvidos por seus estudantes. Desde a criação do Prêmio, em 2005, as pesquisas desenvolvidas na Universidade têm obtido reconhecimento. O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, realça a importância dessas conquistas. "Os prêmios e as menções honrosas são importantes formas de reconhecimento, já que os trabalhos que concorrem são todos de alta qualidade." Ele também diz que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação divide mais essa alegria com o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, pelo destaque recebido na edição de 2014.

Para Carla, a menção honrosa representa um reconhecimento do seu trabalho. "Essa distinção fortalece a paixão que tenho pela pesquisa cientifica, além de ser uma indicação de que estou no caminho certo para a construção da minha carreira profissional."

O Prêmio Capes de Tese é outorgado à melhor tese de doutorado em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. O evento de entrega dos prêmios será realizado no dia 10 de dezembro, em Brasília, na sede da Capes. Durante o evento, os outorgados com o Prêmio e a Menção Honrosa serão destacados.

Por Ana Eliza Alvim
 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras