Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 08/10/2014 11:24 - Atualizada em: 08/10/2014 15:22
Astronauta da Columbia vem a Lavras ministrar aula inaugural na Ufla
Ele ficou 16 dias em microgravidade no espaço realizando diversas experiências para o governo americano, para universidades e para a indústria dos Estados Unidos

Astronauta Albert Sacco Jr., depois de 19 anos que realizou sua viagem ao espaço, vem a Lavras ministrar aula inaugural. Fotos: NASA

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Há 19 anos, no dia 20 de outubro de 1995 o mundo tinha os olhos voltados para o Centro Espacial Kennedy, na base da Força Aérea Americana de Cabo Canaveral, isso porque os americanos lançaram naquele dia, a missão STS-73 do ônibus espacial Columbia, era a primeira missão após o acidente que matou sete astronautas, o que obrigou a NASA, a agência espacial americana, a uma reformulação do programa espacial dos Estados Unidos.

Há 19 anos subia para o espaço o ônibus espacial Columbia, numa missão denominada STS-73, para levar à órbita terrestre o segundo módulo USML-2 do Spacelab, com setes astronautas que tinham como missão, realizar diversas experiências no espaço, era uma missão importante, ela tinha a colaboração do governo, universidades e indústrias norte-americanas. Durante 16 dias, a espaçonave flutuou no espaço.

A missão teve início no dia 20 de outubro e foi concluída no dia 5 de novembro, quando os sete astronautas voltaram para a terra. Um dos sete astronautas era o Dr. Albert Sacco Jr., um americano da Nova Inglaterra, nascido em Boston em maio de 1949. Coube a ele a missão de pesquisar no espaço sobre a biotecnologia. Ele realizou, em 16 dias, diversas experiências com combustíveis e materiais e mecânica dos fluídos.

No dia 20 de outubro, dia em que há 19 anos decolava a Columbia, o astronauta Albert Sacco Jr. estará desembarcando em Belo Horizonte, no aeroporto internacional, em Confins, e no dia seguinte, dia 21, ele vem a Lavras a convite da Universidade Federal (Ufla), para ministrar a aula inaugural das novas Engenharias.

De acordo com o professor Carlos Eduardo Silva Volpato, chefe do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, a vinda do Dr. Albert Sacco é de fato um grande incentivo para os alunos das Engenharias e também uma grande oportunidade para novas parcerias na área de Engenharia entre a Ufla e a Universidade Tech do Texas, onde o Dr. Albert Sacco é atual reitor da Edward E. Whitacre Jr. Faculdade de Engenharia da Universidade Tech do Texas, em Lubbock Texas. O evento também faz parte do programa de internacionalização da Universidade.

O astronauta cumprirá uma extensa programação em Lavras e principalmente no campus universitário, onde visitará laboratórios, ministrará palestras e fará inúmeras visitas. Ele também vai visitar São João del-Rei, onde será levado por um veículo oficial da Ufla. A apresentação do astronauta será no dia 22, às 9h, no salão de convenções da Ufla.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras