Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Evento /


Publicada em: 07/10/2014 10:04 - Atualizada em: 07/10/2014 15:49
"Desafio da Sustentabilidade", lançado pelo MEC, tem parceria com a Ufla
Competição receberá ideias sobre como economizar água e energia nas instituições de ensino

Imagem ilustrativa

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do projeto Desafio da Sustentabilidade. Será uma competição entre as instituições federais de ensino, em que todos os cidadãos poderão enviar propostas inovadoras sobre os temas: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?".

Os interessados em participar deverão se cadastrar na página: mec.gov.br/premioideia. Lá, poderão ser inscritas suas ideias (no período de 6 de novembro ao início de fevereiro do próximo ano) e avaliar as propostas dos outros candidatos, inclusive por meio de comentários. Os concorrentes acumularão pontos, conforme o regulamento. Os quatro colocados que somarem mais pontos em cada desafio serão premiados em dinheiro, assim como as instituições que estiverem representando (somados, os valores chegam a R$ 20 mil para os usuários e R$ 8 milhões para as instituições de ensino). A participação é aberta a todas as pessoas físicas, que, ao se cadastrarem, devem optar por representar uma das 63 universidades federais ou uma das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vinculadas ao MEC.

Este projeto é uma consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas para redução de gastos e promoção da sustentabilidade. A participação poderá contribuir com a melhor aplicação dos recursos públicos e redução do consumo de recursos naturais. Saiba mais e veja como participar, no site.

Independente da premiação concedida, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) já acumula uma vitória: o projeto deste edital nasceu no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. "Essa metodologia de geração de inovação colaborativa no governo foi trabalhada durante o mestrado, com alguns alunos, que são servidores do MEC. A pesquisa para este lançamento vem sendo feita há cerca de um ano e já se tornou objeto de artigos científicos produzidos pelos mestrandos", conta o professor Paulo Henrique Bermejo (DCC/Ufla). "O projeto Desafio da Sustentabilidade nasceu de uma parceria entre a Ufla e o MEC, com base teórica na corrente da Nova Administração Pública. Parte de duas premissas: produzir a participação social e utilizar desta participação para buscar inovação no governo", complementa o docente.

O professor Paulo Bermejo também nota o alinhamento entre o Desafio da Sustentabilidade e a Política Nacional de Participação Social, que estimula a criação de mecanismos de diálogo e participação das pessoas nas políticas públicas: "Sustentabilidade e economia de recursos são temas amplamente discutidos, hoje. A contribuição da UFLA nesse projeto demonstra que conseguimos desenvolver alternativas para desafios atuais, enfrentados tanto pela Administração Pública quanto pela sociedade em geral".

Adaptada pelo MEC e utilizada no Desafio da Sustentabilidade, a plataforma PrêmioIdeia foi desenvolvida por uma start-up lavrense formada por ex-alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Ufla, a ProGolden. O PrêmioIdeia (disponível em premioideia.com) lança desafios propostos por instituições públicas, governos e empresas, em forma de perguntas.

Como no edital do MEC, os usuários cadastrados nesta plataforma enviam ideias para resolver o problema proposto e devem explicar por que elas são boas. Os demais membros podem "curtir" e comentar as ideias uns dos outros, bem como compartilhar suas propostas nas mídias sociais, a fim de conquistar avaliações positivas, que contam pontos. Os usuários que obtiverem mais pontos durante o período válido daquele desafio são os vencedores e recebem prêmios.

Um dos sócios, Everton de Almeida, explica como o PrêmioIdeia capta propostas inovadoras: "Usuários, clientes ou público interno podem enviar ideias. A inovação está na captação aberta de propostas vindas do público em um sistema on-line: por um lado, a instituição é beneficiada por promover uma consulta pública com custo baixo, recebendo uma série de sugestões já avaliadas; por outro, a ferramenta permite que cidadãos gerem ideias que se transformarão em políticas. E ainda, a avaliação prévia das sugestões enviadas, pelos próprios cidadãos, estimula a participação na gestão pública".

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Caixa Postal: 98 - CEP: 37.200-000 - Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras