Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 04/10/2014 23:50 - Atualizada em: 05/10/2014 09:07
(Plantão Eleições 2014) Esclareça aqui as suas dúvidas
Começa agora, o Plantão Eleições 2014 do Jornal de Lavras. Durante todo este domingo, divulgaremos notícias sobre as Eleições em Lavras. Acompanhe!

Imagem ilustrativa

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Os brasileiros vão às urnas para eleger o Presidente do Brasil, os governadores dos estados, os senadores, os deputados federais e os estaduais. O Jornal de Lavras vai acompanhar o Dia da Democracia, divulgando informações sobre as eleições em Lavras. Começa agora, o Plantão Eleições 2014 do Jornal de Lavras.

Para iniciar, vamos esclarecer algumas dúvidas dos eleitores. Dúvidas simples, como posso votar sem o meu título de eleitor? Posso levar uma cola? Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? Posso fotografar o meu voto, fazer um selfie? Vamos por partes. 

É permitido usar uma cola para votar? Sim, você pode anotar os números de seus candidatos e levar para a cabine de votação e copiá-los, mas lembre-se: quando acabar de votar, não deixe sua cola na cabine de votação.

Como e quando será a votação? O primeiro turno da eleição está marcado para amanhã, domingo dia 5 de outubro. O segundo, para o dia 26 de outubro. A votação será de 8h às 17h, considerando sempre o horário local.

Eu perdi o meu título de eleitor e não tirei a segunda via, mesmo assim eu posso votar? Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor para votar. Com ele, é mais fácil localizar a seção eleitoral. Sem ele, você pode votar só com o documento oficial de identificação com foto. Precisa apenas saber qual sua seção eleitoral.

Posso entrar com aparelhos eletrônicos? Não, não é permitido entrar na cabine de votação com celulares, máquinas fotográficas ou filmadoras. Nenhum objeto que coloque em risco o sigilo do voto é permitido. Lembre-se: fazer selfie do voto e postar na internet dá cadeia, processo e multa. Se o eleitor estiver de posse de algum desses equipamentos, eles devem ser retidos com os mesários até que ele conclua a votação.

Eu posso votar usando bandeiras ou bottons do meu candidato? Sim, no entanto, a manifestação deve ser individual e silenciosa, sem distribuição de santinhos ou qualquer outros materiais, para não configurar boca de urna.

Como será a votação? Ela será realizada numa urna eletrônica e a sequência da votação é a seguinte: primeiro você deverá preencher os cinco quadrinhos com os números do seu candidato a deputado estadual, na sequência, após a confirmação da votação no deputado estadual, vem o os quatro quadrinhos para colocar os números do deputado federal, digite e confirme; depois repita a operação preenchendo os três quadrinhos com os números de seu senador e confirme; depois dois números para votar em governador, digite e confirme, em seguida, repita a operação para votar em presidente, digite e confirme. Pronto, você já cumpriu sua obrigação de cidadão.

Se eu não votar no primeiro turno posso votar no segundo? Sim, cada turno representa uma eleição diferente. Quem não votou no primeiro turno tem 60 dias para justificar a ausência. Assim, o eleitor pode votar no segundo mesmo sem ter justificado.

Como devo proceder para pagar a multa por não ter votado? Se você não votou e não justificou ou não teve sua justificativa aceita pelo Juiz Eleitoral, não solicitou o primeiro título antes de completar 19 anos, não atendeu à convocação do Juiz Eleitoral para trabalhar no dia da eleição e não justificou sua ausência aos trabalhos, para pagar a multa, o eleitor deverá retirar a guia em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento e pagá-la nas agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos correios. Feito isso, é necessário retornar ao cartório eleitoral ou central de atendimento com a guia paga para regularizar a situação. O eleitor que não tiver condições de arcar com o pagamento da multa poderá solicitar dispensa de recolhimento mediante declaração de insuficiência econômica, a ser preenchida e assinada em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras