Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 03/10/2014 16:34 - Atualizada em: 04/10/2014 13:32
Silas comunica sobre o pagamento dos servidores de Lavras; Cherem responde com Carta Aberta
O motivo do comunicado foi explicar porque os salários dos servidores ainda não foram pagos

Silas e Clóvis Corrêa, Marcos Cherem e Tide

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

No dia 1º de outubro, o Jornal de Lavras entrou em contato com a assessoria do Governo Silas/Clóvis Correa, solicitando informações sobre um assunto que estava em evidência nas redes sociais: o motivo do salário dos servidores não ter sido pago dentro do mês trabalhado, como foi feito durante todo o Governo Marcos Cherem/Tide. Na ocasião, a assessoria se limitou a responder que todos os dados seriam publicados no site da prefeitura.

Hoje, sexta-feira, dois dias depois do pedido de informações, o Governo Silas/Clóvis Correa publicou no site da prefeitura e enviou para a imprensa, o seguinte comunicado de escalonamento de salário dos servidores públicos municipais:

 

Comunicado da Prefeitura de Lavras

"A Administração de Lavras informa a todos os Servidores que os vencimentos referentes ao mês de setembro, pagos no corrente mês de outubro, serão realizados de forma parcial, no dia sete de outubro, quinto dia útil do mês, da seguinte maneira:

- os Servidores vinculados à Educação, receberão normalmente seus vencimentos até o quinto dia útil, ou seja 07.10.2014;

- os demais Servidores dos diversos órgãos da Administração Municipal e que recebam até R$ 2.000,00 (dois mil reais) líquidos, também terão seus vencimentos creditados até o quinto dia útil do mês de outubro, ou seja 07.10.2014;

- os pagamentos dos demais Servidores, cujos vencimentos ultrapassem o limite de R$ 2.000,00 (dois mil reais), receberão informações específicas sobre a forma de seus respectivos vencimentos.

Devemos ressaltar que a medida adotada fez-se necessária no sentido de buscarmos soluções efetivas e que possam garantir a regularidade dos pagamentos, tendo em vista que os gestores cassados da administração passada, minaram todo o planejamento financeiro e orçamentário do Município, com a antecipação, sem qualquer justificativa, de pagamentos a fornecedores e contratos em execução.

Lamenta-se, que a atitude desastrosa dos gestores cassados tenha comprometido o recebimento, pelos Servidores Públicos, de seus vencimentos.

A precária situação financeira encontrada, alastrou-se ainda mais com a exoneração de cargos de confiança e efetivo pagamento por parte, repita-se, dos gestores cassados.

A Secretaria de Fazenda informou que a gestão anterior criou dificuldades para o setor financeiro do Município, e que medidas adequadas e estrategicamente planejadas estão sendo tomadas.

Logo que possível daremos informações detalhadas sobre as dificuldades encontradas, referentes à desestruturação financeira do município.

Assessoria de Comunicação PML"

 

Tomando conhecimento deste comunicado, Marcos Cherem divulgou uma Carta Aberta, respondendo as acusações contra seu governo contidas no comunicado:


Carta Aberta aos Servidores Públicos Municipais de Lavras

"Após 20 meses ininterruptos de regularidade nos pagamentos a todos os servidores públicos, que sempre receberam integralmente seus salários dentro do mês trabalhado durante toda nossa administração, a Prefeitura de Lavras, através dos gestores atuais, volta a atrasar e escalonar salários.

Através de nota oficial, os atuais gestores não eleitos afirmam que isso se deve ao fato de que nossa administração teria "minado todo o planejamento financeiro e orçamentário do Município, com a antecipação, sem qualquer justificativa, de pagamentos a fornecedores e contratos em execução".

Seguem dizendo que "a atitude desastrosa dos gestores cassados tenha comprometido o recebimento, pelos Servidores Públicos, de seus vencimentos. A precária situação financeira encontrada, alastrou-se ainda mais com a exoneração de cargos de confiança e efetivo pagamento por parte, repita-se, dos gestores cassados".

Dito isso, seguem alguns esclarecimentos:

- o único adiantamento que fizemos em setembro foi o pagamento do vale alimentação aos próprios servidores uma semana antes do habitual, pelo nosso temor de que fosse reiniciada a história de atrasos e escalonamentos que é uma conduta histórica do grupo que atualmente dirige a Prefeitura;

- as exonerações feitas foram pagas como era hábito da nossa administração. Ao longo dos pouco mais de 20 meses que lá estivemos, nunca deixamos de pagar a ninguém, fossem salários ou exonerações. Pagamos o que era devido. Não deixamos nenhuma folha de pagamento em atraso;

- fornecedores de serviços e produtos receberam seus pagamentos conforme é habitual: presta-se o serviço, emite-se nota fiscal, se faz o empenho e recebe-se o valor devido. Inclusive existem pagamentos a empresas que ainda não receberam, pois a continuidade da administração foi interrompida abruptamente e de maneira anormal por motivos que são de conhecimento dos lavrenses;

- ao assumirmos o governo, na condição de eleitos pelo povo, em janeiro de 2013, encontramos diversas dificuldades, entre as quais: 3 meses de salário geral não quitados, o salário de dezembro do magistério e décimo terceiro salário em aberto, Lavrasprev com atrasos de meses, mais de um ano de precatórios não pagos, bloqueio judicial referente à empresa Marco XX, fornecedores diversos (incluindo hospitais) sem pagamento, notificações para corte do fornecimento de água, luz e telefone por inadimplência da antiga administração.
Aliás, vários dos atuais "gestores" eram parte daquela equipe e retornaram agora à Prefeitura, incluindo o prefeito empossado que foi Secretário de Planejamento do antigo governo.

A mentira tem vida muito, muito curta.
Como exemplos recentes estão o Túnel da Zona Norte que está de pé e com livre trânsito de trens, caminhões e ônibus e o fato de que a Limpeza Urbana, anunciada como "mais barata" está na verdade mais cara.

Reitero que não deixamos uma folha de pagamento sequer em atraso, assim como estão em dia as contribuições previdenciárias e trabalhistas, incluindo o INSS e Lavrasprev, assim como o vale alimentação.

Finalizando, caso essa afirmação dos atuais "gestores" fosse mesmo verdade, o atraso de pagamento ocorreria apenas com referência a setembro, com regularização plena a partir do pagamento de outubro e posteriormente novembro, dezembro, 13º.

O mínimo que os trabalhadores esperam é receber pelo trabalho, sem desculpas de quem tem a obrigação de fazê-lo.

Assim como nós sempre fizemos, esperamos que se mantenham os salários em dia, como também as contribuições previdenciárias e trabalhistas, em respeito aos servidores públicos de Lavras e suas famílias.

Fiquem com Deus!

Marcos Cherem
Lavras, 03/10/2014"

 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras