Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 26/10/2010 11:08 - Atualizada em: 26/10/2010 23:16
Câmara de Lavras aprova, em primeira votação, doação de terreno para construção do presídio
Câmara Municipal se reuniu na segunda-feira e o projeto de lei que doa ao Estado um terreno para a construção do novo presídio foi aprovado, por unanimidade, em primeira votação.

     

        Prédio atual do Presídio Estadual de Lavras, na zona urbana da cidade

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Depois de tanta polêmica, abaixo-assinado contrário à construção promovido por um jornal da cidade, discussões acaloradas, reunião extraordinária e participação de autoridades judiciárias, reinou um consenso: o presídio de Lavras tem que sair da zona urbana, e ontem, na reunião ordinária da Câmara Municipal, foi apresentado o projeto de lei pelo Poder Executivo, que visa autorizar a doação de uma área do Município ao Estado para construir o novo presídio da cidade.

O vereador Marcos Cherem, principal opositor da causa, disse ontem que ficou claro, com o pronunciamento das autoridades, que não há condições de continuar com o presídio atual; Cherem falou, também, que existe até um processo de interdição do atual presídio. Cherem votou favorável.

O vereador Ennio Mendes de Siqueira ressaltou que não estava sendo criado um presídio, mas o início de um processo de transferência, tirando-o do perímetro urbano. Disse que se o presídio continuar onde está, poderá se transformar numa bomba relógio. Ennio votou favorável.

O vereador Hélio Haddad disse que desde o primeiro momento entendeu a importância deste projeto, e que seu posicionamento foi muito combatido. Haddad disse que estava muito feliz por esta conquista. Haddad votou favorável.

O vereador Sebastião dos Santos Vieira disse que concordava com a importância do presídio, mas não concordava com o local escolhido, próximo ao trevo de Itirapuan. Sebastião, disse que, por não ter encontrado outra solução, não tinha outra opção a não ser concordar com a maioria e votar a favor.

O vereador presidente Evandro Castanheira Lacerda cumprimentou seus colegas pela votação do projeto. Castanheira falou da reunião com todas as autoridades envolvidas com a segurança pública, e chamou aquela reunião de "histórica". Ele disse que existe hoje mais de 200 mandados de prisão expedidos para serem cumpridos, mas não tem local para tanto preso. Segundo ele, no atual presídio, que tem lugar para 50 detentos, tem hoje 200. Castanheira também votou favorável.

O vereador Edson Alves de Abreu falou que durante todo o tempo em que está naquela Casa Legislativa nunca viu um projeto ser tão discutido. Edson disse que votaria consciente e sem medo de errar. Ele também foi favorável.

Anderson Marques disse que ministra cursos no presídio e conhece a carência de espaço e a falta de infraestrutura naquele local. Anderson também foi favorável.

Daniel Costa falou que a audiência pública com as autoridades foi muito esclarecedora, disse que os vizinhos do atual presídio dormem preocupados e que aqueles imóveis terão mais segurança com a retirada do presídio daquele local. Daniel também foi favorável ao projeto.

Helena Nogueira também votou favorável, explicando que a Dra. Zilda, Juíza de Direito, havia esclarecido suas dúvidas.

Júlio de Melo disse que no atual presídio as condições são subumanas; disse que os presos saem de lá revoltados e mais perigosos. Falou da importância das atividades aos presos para ocupar o tempo, e votou favoravelmente.

O projeto foi aprovado em primeira votação, já que, devido o assunto, não caberia votação em regime de urgência. Na próxima sessão da Câmara Municipal haverá a segunda votação.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras