Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Cultura /


Publicada em: 01/10/2014 17:28 - Atualizada em: 01/10/2014 22:40
São João del-Rei recebe oitava edição dos Concertos de Cravo
A iniciativa da ALMG, que homenageia o ícone do Barroco mineiro Aleijadinho, será no dia 10 de outubro

O cravista Antônio Carlos de Magalhães vai se apresentar em São João del-Rei na próxima semana. Foto divulgação

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A série Concertos Comentados de Cravo - Nosso Barroco Mineiro chega a São João del-Rei (Região Central de Minas) no dia 10 de outubro, sexta-feira. O evento é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Comissão OAB Cultural - Seção Minas Gerais. A apresentação será às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Largo do Carmo), com entrada gratuita.

A série de recitais itinerantes integra a Agenda Comemorativa ao Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que reúne diversas iniciativas culturais de valorização desse artista mineiro, ícone do Barroco. Os eventos têm como objetivo levar ao público de diversas regiões do Estado, a música do período colonial mineiro, popularizando o estilo em sua perspectiva musical.

Como vem sendo feito em todas as edições, o cravista Antonio Carlos de Magalhães executará obras sacras e profanas do seculo XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico e genuíno do período. O instrumento musical utilizado é um raro clavecin brisé (cravo dobrável) construído segundo Jean Marius (1713). De forma didática, o músico aborda aspectos musicais relevantes relacionados à obra, artista e instrumento. Em São João del-Rei, a apresentação contará com a participação especial do Coral da Orquestra Ribeiro Bastos.

A cidade é a oitava a sediar o espetáculo. Outros concertos já foram apresentados em Paracatu (Noroeste de Minas), Diamantina (Região Central do Estado), Caxambu (Sul de Minas), Nova Era (Região Central), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Ipatinga (Vale do Aço) e Uberlândia (Triângulo Mineiro). Também estão previstas apresentações em Congonhas e Curvelo (Região Central do Estado), Montes Claros (Norte de Minas), Oliveira (Centro-Oeste do Estado), Viçosa (Zona da Mata) e Belo Horizonte.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras