Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 01/10/2014 10:29 - Atualizada em: 01/10/2014 12:58
Começa nesta quarta-feira, a campanha do Outubro Rosa; Lavras ficou fora
Em outubro, as fachadas de diversos monumentos brasileiros estão iluminadas com a cor rosa, é o movimento internacional Outubro Rosa; Em Lavras, não houve adesão da Administração Pública

Prédios públicos, inclusive federais, são iluminados de rosa na Campanha Outubro Rosa, como tentativa de lembrar a população sobre a necessidade de realizar exames de diagnóstico do câncer de mama. Imagem ilustrativa extraída do site: planetasustentavel.com

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Começa hoje, quarta-feira, dia 1º, em todo o Brasil, a campanha do Outubro Rosa, que tem como finalidade chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico e da prevenção do câncer de mama. Em muitas cidades, os principais monumentos são iluminados com lâmpadas cor-de-rosa, outros recebem laços da mesma cor. Pretende-se, com esta campanha, todo ano, lembrar a população que os exames de diagnóstico de prevenção devem ser feitos anualmente.

A campanha deste ano contará com dez caminhões rodando pelo Estado. Cada unidade tem um mamógrafo que podem fazer 50 exames por dia e o resultado, pronto em 20 dias, é encaminhado para a secretaria de saúde de cada cidade. Os veículos ficam em cada município por algumas semanas ou, até mesmo, meses. Duas técnicas em radiologia e um apoio administrativo trabalham em cada unidade. Após a coleta de dados, as imagens são enviadas pelo correio para avaliação de um radiologista.

Antes da cassação do prefeito Marcos Cherem e seu vice Aristides Silva Filho, a Secretaria Municipal de Cultura estava preparando um projeto de iluminar alguns pontos históricos e monumentos da cidade, entre eles estavam a Casa da Cultura, a Igreja do Rosário e o marco geográfico da praça Leonardo Venerando, conhecido como "pirulito". Também estava prevista uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a distribuição de folhetos e laços de fita rosa para a população feminina e masculina.

Já havia também contatos com a Secretaria de Estado da Saúde para que Lavras recebesse uma unidade móvel para a realização de exames. Com a cassação dos mandatos de Marcos Cherem e Tide, os projetos foram paralisados. Até a manhã desta quarta-feira não foi divulgado nada pela Administração Pública a respeito da campanha em Lavras.

Por outro lado, uma iniciativa independente do Lar e Vida "Mateus Loureiro Ticle", em parceria com a Ideia Brasil Publicidade  e Fotografia, promete conscientizar a população lavrense sobre a necessidade de prevenção. A campanha, que está sendo preparada com muita dedicação, terá desdobramentos dentro de alguns dias.

O câncer de mama é o que mais mata no Brasil e o segundo tipo mais frequente no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 4% das mulheres sabem que existem diferentes tipos de câncer de mama e que existem tratamentos específicos para cada um deles.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras