Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/09/2014 15:15 - Atualizada em: 29/09/2014 23:10
Copasa divulga relação dos bairros que estão sendo abastecidos meio período em Lavras
Situação se complica e meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo, alerta: chuvas fortes em Minas somente no final de dezembro

Calha do rio Grande está cada vez menor e água se distancia das margens. A situação é crítica e população terá que cooperar. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Uma notícia desalentadora foi divulgada hoje pelo meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo. Segundo aquele profissional, esta é uma das maiores estiagens dos últimos 100 anos em Minas Gerais e a previsão é de que o estado tenha chuva forte somente no fim de dezembro. A estiagem já secou nascentes e diminuiu o volume de água nos rios e córregos. Em decorrência disso, grandes incêndios estão acontecendo em diversas partes de Minas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Comdec/MG), divulgou através de seu boletim informativo, que 149 municípios já decretaram situação de emergência desde janeiro, entre eles está o município de Oliveira, na Região Central de Minas.

Autoridades já estão se mobilizando para a busca de medidas emergenciais para conter o avanço da seca em Minas, a situação dos rios tem preocupado muito os governos do Estado e da União. O rio Grande, por exemplo, já chamou a atenção até mesmo da grande mídia: na semana passada uma equipe da Folha de S. Paulo esteve em Lavras e Ribeirão Vermelho. Duas matérias sobre a estiagem foram publicadas por aquele jornal na semana passada.

Nesta segunda-feira, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) distribuiu mais uma nota para a imprensa lavrense alertando para os riscos do consumo inadequado de água e comunicou que o abastecimento está sendo realizado em 42 bairros de Lavras, na região central e periférica, está sendo apenas de meia-noite às 13h.

Os bairros afetados são: Jardim das Palmeiras, Retiro, São Paulo, Aldeia de Sagres, Padre Dehon, Vila São Sebastião, Centenário, Nossa Senhora Aparecida, Vila Brasília, Presidente Kennedy, Jardim Glória (parte baixa), Vila São Francisco, Alterosa, Bandeirantes, Jardim América, Cruzeiro do Sul, Vera Cruz, Anízio Alves de Abreu, Vila Glória, Tipuana I e Tipuana II, Serrinha, João da Cruz Botrel, Ouro Verde, Ouro Branco, Ouro Preto, Água Limpa, Novo Água Limpa e Novo Água Limpa II, Dona Julieta, Serra Azul, Vila Murad, São Vicente, Joaquim Sales, Morada do Sol I e Morada do Sol II, Parque Imperial, Belizandra, Dona Flor, Condomínio Flamboyants, Serra Verde e Vila Rica.

Os demais bairros seguem o abastecimento normal. A Copasa não divulgou, mas provavelmente o sistema será em forma de rodízio. A Copasa alerta os consumidores que economizem água pois seus três mananciais, ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, além do rio Grande, estão operando em níveis críticos.

A seca não é apenas em Lavras e região, na semana passada, imagens da seca na nascente do rio São Francisco chamaram a atenção de todo o país. Amanhã, terça-feira, dia 30, a Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, integrante do comitê federal do São Francisco, vai se reunir em Belo Horizonte para discutir as medidas, especialmente em relação ao abastecimento humano. 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras