Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/09/2014 14:43 - Atualizada em: 29/09/2014 09:15
Situação de Lavras se complica e cidade poderá ficar sem água
Situação de falta de água em Lavras tende a se agravar nos próximos dias. Agora é "sinal vermelho": podemos ficar sem água se não economizarmos

Balsa com bombas que captam água no rio Grande já está literalmente no "fundo do rio". Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A crise da falta de água em Lavras esta aumentando a cada dia, mesmo com as manobras que os técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerias (Copasa) realizam para poder manter o abastecimento em toda a mancha urbana. O rio Grande, principal manancial que abastece Lavras, é crítico. O nível da água vem abaixando cada dia. O rio Grande é a principal bacia hídrica que abastece a represa de Furnas e aquele lago está com 11,9 metros abaixo da capacidade máxima de operação.

As informações dos sites climatológicos não são nada alentadoras. Água mesmo, segundo as previsões, somente na segunda quinzena de outubro, até lá o problema vai se agravar diariamente. Dificilmente a cidade chegará até o meado de outubro sem racionamento de água.

O reservatório de Camargos, em Itutinga, está com 21% de sua capacidade. Mas o problema se estende também em outros reservatórios em Minas, como Três Marias, na Região Central do Estado, que está com a capacidade de 26,23%, e Ilha Solteira, no Triângulo Mineiro, com a capacidade de 59,74%.

A falta de água em Lavras está gerando uma onda de denúncias de nossos leitores. O WhatApp do Jornal de Lavras recebe uma dezena de fotografias de pessoas desperdiçando água. São funcionários de estacionamentos, moradores, vigias de prédios e proprietários de automóveis, que alheios ao problema aproveitam o tempo quente e a folga de fim de semana para lavar seu carro ou a calçada.  

O momento é de preocupação. Se não economizarmos água, e se não chover, nos próximos dias a situação em Lavras poderá se agravar. A cidade conta com três mananciais: os ribeirões da Água Limpa, Santa Cruz, além do principal deles, o rio Grande. Os técnicos da Copasa monitoram diuturnamente os níveis do rio e dos ribeirões, eles fazem manobras técnicas para poder garantir o abastecimento de água para os lavrenses. Além de trabalhar durante o dia e à noite, técnicos, direção e servidores da Copasa fazem de tudo para poder conscientizar a população sobre o desperdício. 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras