Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 24/09/2014 10:22 - Atualizada em: 24/09/2014 13:42
Projeto de voluntário que realiza trabalho em escola de Lavras terá apoio da Ufla - veja fotos
Projeto socioambiental "Fanfarra Alternativa", da escola municipal José Luiz de Mesquita chamou a atenção do reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo

 

O reitor José Roberto Scolforo esteve na escola José Luiz de Mesquita para conhecer a Fanfarra de Materiais Alternativos e vai usá-la como modelo para ser implantada em outras escolas da cidade. Fotos: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

No dia da inauguração do "túnel" da Zona Norte, a passagem sob a linha férrea que foi denominada "Luiz Cherem", o reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Scolforo, conheceu uma banda de crianças da escola municipal "José Luiz de Mesquita", localizada no bairro Cidade Nova. Surpreenderam o professor Scolforo, a disciplina dos alunos e os instrumentos usados por eles: eram tambores plásticos, as conhecidas bombonas, que são usadas, normalmente, para o transporte de produtos químicos. 

O reitor da Ufla quis saber mais sobre a banda e foi informado que se tratava de um projeto socioambiental desenvolvido com crianças de 5 a 11 anos. A Fanfarra de Materiais Alternativos, ou produtos reciclados, despertou interesse no reitor da Ufla que imediatamente marcou uma visita à escola na terça-feira, dia 16, ele queria saber mais sobre as 111 crianças envolvidas no projeto.

Na terça-feira da semana passada, dia 16, o reitor José Roberto Scolforo, acompanhado do pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor José Roberto Pereira, foi recebido pela direção, professores e alunos da escola para uma demonstração do projeto. A visita também contou com a presença do professor do Departamento de Engenharia (DEG/Ufla), Ricardo Rodrigues Magalhães, que está envolvido com o projeto Robótica Educacional naquela escola, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Possato e do assessor jurídico da Câmara, o advogado Paulo Luciano.

Scolforo disse que o projeto desenvolvido naquela escola era exemplar e deveria ser incentivada a sua multiplicação para que ainda mais crianças sejam atendidas. Ele ressaltou a importância da música na formação das crianças. O reitor se empolgou ainda mais quando foi informado que o projeto, que é desenvolvido pelo percursionista Diego Carvalho, que é da banda Labatuque, era de forma voluntária e que ele trabalhava com as crianças há dois anos.

Diante das informações, o reitor afirmou que a Ufla poderá apoiar a iniciativa por meio da busca de parcerias e projetos de extensão e cultura. "O objetivo está no resgate da cidadania e no incentivo para despertar novos talentos e grandes cidadãos", considerou, destacando que a atividade artística ajuda a desenvolver a mente. Falando para as crianças, Scolforo aconselhou-os a estudar muito, para que no futuro venham a se tornar estudantes da Ufla.

O vereador Marcos Possato também ficou encantado com o projeto e doou ao professor e percursionista as latas de tinta para poder pintar os instrumentos.

O percursionista Diego Carvalho conta com o apoio da professora Priscila Azevedo, o projeto vai muito além das noções de ritmo e coordenação motora. Eles repassam para as crianças o valor da disciplina e da persistência, incentivando-os na formação musical, mas também na formação da cidadania.

Na avaliação da diretora da escola, a educadora Aline Camila Alves Bittencourt Santos, a cada dia que passa, os alunos que participam do projeto demonstram mais disciplina, com evidente progresso até mesmo na sala de aula. "Eleva a autoestima da criança, da família e também o amor pela escola", disse.

O resultado do projeto no desempenho dos alunos também é confirmado pela coordenadora pedagógica, Maria Aparecida Sales. Ela contou que o projeto reflete nas métricas de qualidade em que a escola é avaliada, superando as médias do município e do Estado. Segundo dados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), em 2013, por exemplo, as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Professor José Luiz de Mesquita atingiram uma média de 663 pontos na avaliação de Língua Portuguesa, enquanto a média do município foi de 613 e do Estado foi de 570,8.

O professor Scolforo chamou a equipe de reportagem da TV Universitária para fazer uma matéria com as crianças da banda. As crianças foram convidadas para tocar na Ufla. A apresentação das crianças naquela universidade foi realizada ontem, terça-feira, dia 23.

Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias em tamanho real:

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras