Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 23/09/2014 21:32 - Atualizada em: 24/09/2014 10:23
Moradores e comerciantes do centro de Lavras já estão ficando sem água
Agora até a nascente do São Francisco, o Rio da Integração Nacional, está secando

Imagem ilustrativa extraída do site sjbonline.com.br

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A falta de água provocada pela longa estiagem que reduziu a vazão dos mananciais que abastecem Lavras, obrigando a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a realizar manobras operacionais de "intermitência no abastecimento", para atender a população e reforçar a necessidade do uso racional da água, já se estendeu a outra cidades que estão passando pelo mesmo problema de Lavras.

A lista de cidades cresce a cada dia, além de Lavras, cidades como Oliveira, Entre Rios de Minas, Arcos, Igarapé, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Sapucaí, Rio Paranaíba, Campos Altos, Prata, Pará de Minas, Barbacena, e Espera Feliz estão vivendo situação crítica e terão campanhas de conscientização.

Hoje, terça-feira, uma notícia divulgada pelo chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, acendeu a "luz amarela": segundo ele, a nascente do rio São Francisco, o Rio da Integração Nacional, situada em São Roque de Minas, dentro da área de preservação na Região Centro-Oeste de Minas, está secando. A vazão de água diminuiu significativamente nos últimos dias. O prolongado período de estiagem está colocando em risco a nascente do rio São Francisco, em Minas Gerais.

Em Lavras a situação continua piorando. Alguns moradores do entorno da praça Augusto Silva informaram à reportagem do Jornal de Lavras que na sexta-feira, dia 19, e ontem, segunda-feira, dia 22, eles não receberam água em suas caixas de armazenamento. Isso afeta, além das residências, o comércio, sobretudo os restaurantes e lanchonetes estabelecidos naquele local.

Outra reclamação que a redação do Jornal de Lavras recebeu é de moradores da Zona Norte, eles denunciaram comerciantes que estão utilizando mangueiras para lavar estabelecimentos comerciais. Os denunciantes pediram para não divulgar seus nomes e até apontam quais seriam estes estabelecimentos. Segundo um leitor, ele tem visto todos os dias, o proprietário de um trailer lavar o estabelecimento por cerca de 20 minutos com a mangueira aberta.

Vale lembrar que a falta de água é coisa muito séria e a conscientização da população neste momento é fundamental. Para realizar a campanha de conscientização, a Copasa teve que recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já que o Governo do Estado está impedido de fazer qualquer anúncio em jornais neste período eleitoral, mas a situação da falta de água em Lavras e em outras cidades é tão grave que a Copasa conseguiu uma autorização junto ao TRE para realizar campanhas em jornais.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras