Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 23/09/2014 12:34 - Atualizada em: 23/09/2014 19:29
Ação da Prefeitura de Lavras de colocar corrente e cadeados no "túnel" teve reação de deputados - veja fotos
Deputados Domingos Sávio e Fábio Cherem reagiram à medida tomada pela Prefeitura de Lavras em fechar com corrente e cadeados a passagem

Os deputados Fabio Cherem (PSD) e Domingos Sávio (PSDB) passaram em carreata por cima da corrente que impede o trânsito no "Túnel" da Zona Norte. Fotos: Jornal de Lavras

 

Leia também: "Túnel" da ZN: construtora libera trânsito, mas prefeitura impede passagem colocando corrente e cadeados

Uma manifestação movimentou a Zona Norte na manhã desta terça-feira em Lavras. Tão logo os deputados Domingos Sávio (PSDB) e Fábio Cherem (PSD) tomaram conhecimento da medida da prefeitura de Lavras em acorrentar a passagem sob a linha férrea, impedindo que o trânsito fosse liberado ontem, eles vieram para Lavras e, em carreata, passaram pelo "túnel". Eles derrubaram os cones que estavam impedindo a passagem, passaram de carro por cima da corrente e só não arrancaram os cadeados, porque estavam sem ferramentas apropriadas no momento.

A Construtora ECP Engenharia, responsável pela construção da Travessia "Luiz Cherem", terminou ontem, segunda-feira, dia 22, a etapa da obra que estava impedindo o trânsito de veículos e pedestres no local e, à partir das 17h, a passagem estaria liberada. A empresa anunciou que as obras continuam durante a semana, mas que seriam obras apenas de acabamento que não demandariam a interdição total da travessia, e o trânsito poderia ser revezado entre as duas passagens.

Tão logo foi anunciada a liberação do trânsito, técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), órgão da Prefeitura de Lavras, foram até o local e fecharam a passagem com corrente e cadeados, para evitar que a construtora liberasse o trânsito.

Criou-se, então, um impasse: a empresa responsável pela obra quer liberar o trânsito para que a população não tenha mais que fazer desvios, e finalizar a etapa de acabamento com o trânsito fluindo no local, já a Prefeitura de Lavras exige que a obra seja entregue por completo, para depois fazer a vistoria e só então liberação do trânsito, alegando segurança da população.

Domingos Sávio tomou conhecimento que a passagem somente será liberada após ser totalmente entregue pela construtora  e passar por uma análise de engenheiros e técnicos para atestar a segurança da obra. Sobre isso, Sávio disse: "o que mede a resistência da obra são os trens passando diariamente sobre o túnel". Sávio disse, ainda, que a decisão desqualifica engenheiros e órgãos, inclusive do próprio Governo do Estado, como a Setop (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas), que acompanhou a obra. Segundo o deputado Domingos Sávio, a medida tomada ontem "foi um desrespeito com o povo de Lavras".

Além da Setop, Domingos Sávio lembrou que acompanharam a obra engenheiros da Caixa Econômica Federal (CEF), Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e da própria Prefeitura de Lavras, além dos engenheiros da Construtora ECP.

Domingos Sávio finalizou dizendo: "se houvesse riscos, o túnel seria interditado pela FCA, não precisaria nem esperar pela Prefeitura de Lavras". Segundo ele, "trata-se de uma medida impopular que prejudica milhares de moradores de uma das regiões mais próspera de Lavras. Esta é uma obra em que eu, o deputado Fábio Cherem e o prefeito Marcos Cherem nos empenhamos para que fosse realizada", finalizou.

Já o deputado Fábio Cherem se limitou em dizer apenas: "Infelizmente o grupo da ex-prefeita é fiel as suas tradições de usar a política em desfavor do povo".

A carreata, depois de passar pelo túnel, percorreu os bairros que, de acordo com Fábio Cherem e Domingos Sávio, foram os mais afetados: Lavrinhas, Nossa Senhora de Lourdes, Cohab, Caminho das Águas, Cidade Nova, Alto dos Ipês, Judith Cândido e Vila Mariana. Em seguida, os parlamentares foram até a Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde foram se reunir com o reitor José Roberto Scolforo.

Clique nas miniaturas para visualizar as fotografais em tamanho real:

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras