Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 22/09/2014 22:25 - Atualizada em: 23/09/2014 09:33
"Túnel" da ZN: construtora libera trânsito, mas prefeitura impede passagem colocando corrente e cadeados
Prefeitura de Lavras passa corrente com cadeados na rua para impedir que o "túnel" da Zona Norte fosse aberto ao trânsito nesta segunda-feira

Corrente impede que o trânsito seja liberado na Zona Norte. Prefeitura alega que não recebeu a obra. Fotos: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A Construtora ECP Engenharia, responsável pela construção da Travessia "Luiz Cherem", conhecida como "túnel da Zona Norte", terminou hoje, segunda-feira, dia 22, a etapa da obra que estava impedindo o trânsito de veículos e pedestres no local, e informou que, à partir das 17h, a passagem estaria liberada. A empresa anunciou que as obras continuam durante a semana, mas que seriam obras apenas de acabamento que não demandariam a interdição da passagem.

A reportagem do Jornal de Lavras conversou com o engenheiro da Construtora ECP, Davidson Alves, na tarde desta segunda-feira, que confirmou que a liberação do trânsito seria feita nas horas seguintes. Os funcionários da Construtora ECP estavam apenas finalizando a limpeza do local para que os veículos, bem como os moradores da Zona Norte, pudessem circular sem problemas a partir das 17h.

Tão logo foi anunciada a liberação do trânsito, técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), órgão da Prefeitura de Lavras, foram até o local e fecharam a passagem com corrente e cadeados, para evitar que a construtora liberasse o trânsito.

A reportagem do Jornal de Lavras procurou, então, a Prefeitura de Lavras para saber a razão do fechamento da passagem, já que a empresa responsável pela obra já iria fazer a liberação. O secretário Municipal de Obras, Eduardo Michel Jeha, informou, através da assessoria de comunicação, que a medida foi tomada porque "a obra ainda não foi entregue oficialmente à Prefeitura pela empresa construtora".

O que se pode perceber, é um impasse entre a atual gestão municipal e a empresa responsável pela obra. De um lado, a empresa quer liberar o trânsito para que a população não tenha mais que fazer desvios, e finalizar a etapa de acabamento com o trânsito fluindo no local e, do outro lado, a Prefeitura de Lavras que exige que a obra seja entregue por completo, para depois fazer a vistoria e só então liberação do trânsito, alegando segurança da população.

Nas redes sociais, partidários do atual prefeito Silas Costa Pereira, incluindo um Secretário Municipal, o de Assuntos Rurais, tem feito insinuações e até mesmo afirmações de que a obra tem problemas estruturais. É importante esclarecer, para que não haja acusações preliminares, até mesmo vindas de dentro do Governo Municipal, como a declaração do secretário Leandro Moretti no facebbok, que a obra teve o acompanhamento dos engenheiros da Construtora ECP, da engenheira Cíntia Pierangelli, servidora efetiva da Secretaria Municipal de Obras, dos engenheiros da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e dos engenheiros da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), além de ser acompanhada pela Setop (Secretaria de Estado de Transporte e Obra Pública) e Caixa Econômica Federal (CEF), estes dois últimos foram os órgãos que liberaram o dinheiro para a realização da obra. Diariamente passam sobre o "túnel", cerca de cinco composições ferroviárias, são locomotivas, vagões e pranchas carregadas de minério e outros produtos que são transportados pela ferrovia. Durante toda a obra, locomotivas passaram sobre o túnel, no mínimo, novecentas vezes.

Certo é que, com o impasse, a população da Zona Norte, sobretudo dos bairros afetados pela medida, alheios a estes problemas políticos e burocráticos, é a que mais fica afetada com a interdição da passagem. 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras