Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 09/09/2014 22:30 - Atualizada em: 10/09/2014 13:39
Euterpe Operária fará 104 anos este mês e reinaugurará sede
A Euterpe Operária promoverá solenidade para marcar a data

Apresentação da banda Euterpe Operária na praça Augusto Silva. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A mais antiga corporação musical de Lavras, a Euterpe Operária, está completando neste mês de setembro, 104 anos de sua fundação. Para comemorar a data, será reinaugurada a sede da entidade fundada em 24 de setembro de 1910 pelo professor José Luiz de Mesquita.

A história da fundação da Euterpe Operária tem início, efetivamente, no dia 2 de setembro de 1910, quando se reuniu neste dia, às 15h na redação do jornal "O Operário", sobre a presidência de José Luiz de Mesquita, um grupo de pessoas para discutirem a formação de uma corporação musical composta de operários.

Nesta reunião ficou decidido que a nova corporação musical se chamaria "Euterpe Operária" e que seria inaugurada em breve, tão logo fossem adquiridos os instrumentos da antiga "Lyra Lavrense", de propriedade de José Francisco Rosa.

Foi ainda nomeada uma diretoria provisória que ficou assim constituída: diretor, José Luiz de Mesquita; regente, Arnaldino Tertuliano de Souza; secretário, Bernardo de Oliveira Dias; tesoureiro, Francisco Eugênio de Siqueira e procurador, José Goulart Filho. Estiveram ainda reunidos neste dia, José Honorato, João Corrêa da Silva, Estevam Cunha, José Felippe da Cunha, José Pinto de Almeida e José Ignácio de Araújo.

No dia 24 de setembro de 1910, três semanas após a reunião na sede do jornal "O Operário", fundou-se a mais antiga corporação musical de Lavras, a Euterpe Operária, que no dia 20 de setembro deste ano, sábado, às 10h, reinaugura sua sede na rua Tomaz Antônio Gonzaga, em Lavras. Na oportunidade serão homenageados músicos e personalidades que trabalharam em prol do engrandecimento da corporação.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras