Obra está em fase de acabamento. Fotos: Jornal de Lavras
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A construção do segundo "túnel" da Zona Norte entrou em sua reta final e deverá ser concluída até o dia 25 deste mês; ela está em fase de acabamento. A obra que desafiou prefeitos por cerca de 50 anos é acompanhada com interesse pelos moradores daquela região da cidade, muitos passam horas olhando homens e máquinas trabalhando na realização da obra mais relevante na questão da mobilidade urbana dos últimos anos da cidade.
O prefeito Marcos Cherem conseguiu, em um ano e 8 meses que esteve na prefeitura, viabilizar recursos financeiros junto a dois deputados, um estadual e outro federal, para a realização da obra, que mudará a economia da Zona Norte, já que existem interesses de empresários em investir naquela região após a inauguração da obra, que teve início, efetivamente, depois da publicação noDiário Oficial da União (DOU), edição do dia 11 de junho, da portaria assinada pelo superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transportes Ferroviários de Cargas, autorizando a implantação do projeto elaborado pelo Governo Municipal e que estava sendo executado pela Empresa de Construções Pesadas (ECP), em acordo com as normas determinadas pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). A autorização, confirma que todas as exigências legais foram cumpridas, dentro de um cronograma de trabalho que não causará impacto no serviço de transportes ferroviários operados pela FCA.
A obra complexa foi realizada sem interromper o trânsito de locomotivas, as cinco linhas que passam sobre o "túnel", foram desativadas alternadamente de acordo com o desenvolvimento da obra. Enquanto duas eram desativadas, as três continuaram a funcionar, depois de concluído o trabalho de estaqueamento de vigas de aço, as duas linhas foram reativadas enquanto que as três outras foram desativadas, isso manteve o intenso trânsito de locomotivas sem interromper um único dia o fluxo ferroviário.
O prazo de execução da obra está dentro do contrato: 270 dias; e também dentro do orçamento previsto: R$ 1,8 milhão, que inclui, além da abertura da segunda passagem, a melhoria da passagem antiga, a construção de uma rede de captação de águas pluviais, a revitalização da praça e asfaltamento da entrada e saída dos dois túneis.
Apesar do tempo do início da obra – seis meses – o trânsito no entorno da praça Dr. José Esteves, a Praça da Estação, como é mais conhecido aquele logradouro público, que está sendo revitalizado para ser concluído juntamente com o "túnel", neste mês de setembro, ficou interrompido seis semanas.
O vereador Marcos Possato já antecipou e propôs a denominação daquela obra com o nome de Luiz Cherem, pai do prefeito Marcos Cherem e do deputado estadual que viabilizou recursos junto ao Governo do Estado para a realização do sonho dos moradores da Zona Norte.
A abertura do segundo "túnel" fazia parte de um projeto de governo do prefeito Marcos Cherem no que tange a mobilidade urbana. Além da abertura da segunda passagem para a Zona Norte, fazia parte do projeto a duplicação da ponte branca, uma ponte sobre a linha férrea no bairro Vila Alzira; a duplicação da passagem sob a linha férrea no bairro Centenário e também no Vale do Sol.
Este projeto agora fica transferido para Silas Costa Pereira, que deverá assumir a Prefeitura de Lavras nas próximas 72 horas, por decisão da justiça, que acatou uma denúncia do PSDB, do grupo da ex-prefeita Jussara Menicucci, de Silas Costa Pereira e seu vice Clóvis Corrêa, e do advogado Flávio Unes, filho de Silas. Para a realização destas obras prometidas e que amenizaria o problema do complicado trânsito de Lavras, basta agora buscar recursos junto aos governos de Minas Gerais e Governo Federal.
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