Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 08/09/2014 16:15 - Atualizada em: 09/09/2014 09:14
Educação Conectada: chegaram os tablets comprados pela gestão Marcos Cherem
Já está concluída a instalação da rede de fibra óptica interligando todas as escolas; o projeto tem a proposta de revolucionar a Rede Municipal de Ensino de Lavras

Tablets serão configurados e deverão ser entregues aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Fotos: Facebook/Reprodução da página Marcos Cherem

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Um dos projetos da gestão Marcos Cherem, à frente da Prefeitura de Lavras, é o Educação Conectada. A proposta é interligar todas as escolas da Rede Municipal de Ensino através de um sistema de fibra óptica, internet wireless e tablets para cada aluno, possibilitando o acesso em tempo real a todo conteúdo didático das grades curriculares e também a uma biblioteca virtual onde os alunos poderão aprimorar seus estudos e os professores buscarem uma melhor capacitação profissional através das inúmeras ferramentas pedagógicas disponibilizadas pelo sistema.

No início da tarde desta segunda-feira, dia 8, o prefeito Marcos Cherem comunicou, através de sua página no Facebook, que os tablets comprados chegaram e já foram entregues por sua equipe, ao Departamento de Informática da Ufla (Universidade Federal de Lavras), para que sejam configurados.

Marcos Cherem publicou fotos dos tablets e explicou aos seus seguidores: "Apesar de tudo, enquanto estivermos a frente da administração, não deixaremos paralisar projetos que acreditamos serem fundamentais, como a Educação Conectada. Milhares de tablets foram entregues pela nossa equipe no Departamento de Informática da UFLA para que sejam configurados. O projeto está pronto para ser iniciado dia 15/09, daqui a uma semana. Todas as escolas da área urbana já estão interligadas por uma rede de fibra óptica com mais de 34 km e com wi-fi instalado. Nessa primeira etapa, todos os estudantes do Ensino Fundamental I receberiam um tablet para acesso aos programas educacionais. Para 2015 também os alunos do Ensino Fundamental II deverão estar com seus tablets. Educação Pública de qualidade é a entrada para um futuro melhor. Espero que esse legado seja duradouro, em benefício das mais de 11.000 crianças e jovens que estudam na Rede Municipal".

Em sua postagem, o prefeito Marcos Cherem fez referência a sua saída da prefeitura, que deve ocorrer nos próximos dias. Cherem e seu vice Tide foram cassados em sede de 3ª instância em processos movidos pelo PSDB local e aguardam apenas a publicação da decisão. Com a determinação da justiça, o PSDB volta ao poder, desta vez com Silas Costa Pereira e Clóvis Corrêa, o Clóvis da Cooperativa, depois de 8 anos que esteve com a ex-prefeita Jussara Menicucci, do PSDB. Marcos Cherem e Tide ficaram à frente da Prefeitura de Lavras por um ano e oito meses.

Entenda o projeto Educação Conectada

A proposta prevê que cada aluno das escolas municipais tenha o seu tablet para uso em sala de aula e também para estudos adicionais, desde que no próprio ambiente escolar, a qualquer hora. O sistema oferecerá acesso ao Portal Educacional LEVA – Ambientes Virtuais das Escolas de Lavras, onde estarão disponíveis, para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, conteúdos pedagógicos como vídeos, textos, jogos e o próprio livro didático em formato digital. Cada equipamento dá acesso a conteúdos específicos da série na qual o aluno está matriculado.

Para os profissionais da Educação, o sistema irá disponibilizar cursos de capacitação e aperfeiçoamento, criação de banco de dados específicos e elaboração de projetos pedagógicos, além de inúmeras ferramentas para o acompanhamento dos alunos, propiciando uma atenção individualizada a esses estudantes. O projeto prevê ainda a participação dos próprios professores na apresentação de propostas e sugestões para mudanças e evolução do sistema, oferecendo ainda o suporte técnico necessário para uma melhor adaptação do corpo docente às novas tecnologias.

A proposta é que, nesta primeira etapa, todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estarão integrados ao sistema a partir de setembro de 2014. Para tal, o Governo Municipal idealizou a compra de 7.000 tablets e também contratou a instalação da rede de fibra óptica, interligando todas as escolas ao Portal Educacional LEVA, baseado na Ufla. O projeto proposto por Marcos Cherem é que, a partir de 2015, o programa seja destinado também aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

Além do Ambiente Virtual para as Escolas de Lavras (LEVA), o projeto prevê ainda diversas ações educativas, como Repositório Educacional, projeto Robótica Educacional para a Inclusão Social, Consciência Virtual, apoio em estudos para as Olimpíadas de Matemática, Química, Física, Biologia e de Língua Portuguesa, e desenvolvimento de Softwares para a Educação utilizando Dispositivos Móveis.

Para os professores, o projeto Educação Conectada irá disponibilizar Salas Virtuais Individualizadas de acordo com os interesses dos próprios docentes, Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu (uso educacional da Internet e tecnologias), Cursos de Extensão para diversos programas, como editores de texto, imagens, vídeos, ferramentas de design, planilhas, apresentações, ABC do computador e uso das redes sociais na Educação, entre muitos outros.

Além disso, os professores poderão formar turmas fechadas para os Cursos In Company oferecidos pela Ufla, com temas específicos de acordo com as necessidades de formação/capacitação dos servidores, custeado pelo Município.

A utilização de tal tecnologia em escolas públicas é algo raro mesmo nos grandes centros do país, sendo um projeto pioneiro, em termos de ensino público fundamental, em todo o Brasil. Sistemas como estes são mais comuns em universidades e centros educacionais de Ensino Superior, onde a utilização de ambientes virtuais como ferramenta pedagógica é usual, a exemplo da Ufla, que oferece tal suporte aos cursos de graduação, pós-graduação e de Ensino à Distância, através de seus departamentos de Educação e de Ciência da Computação.

O projeto foi lançado oficialmente em solenidade realizada na Prefeitura de Lavras em maio deste ano. Na ocasião, Marcos Cherem lembrou, como ex aluno de escolas públicas, que investir na Educação é a única forma de garantir a todos os jovens, independente de suas condições socioeconômicas, o acesso às mesmas oportunidades. "A escola pública é o local mais democrático que existe, onde alunos de todas as classes sociais estudam juntos. Investir na escola pública é investir na democratização do ensino da nossa cidade, é oferecer oportunidades iguais para todos, é incentivar a capacitação dos jovens, sem se esquecer dos profissionais da Educação, que terão a partir de agora mais oportunidades de qualificação através dessa parceria com a Ufla e também com a Unilavras, criando novas possibilidades para que eles possam ampliar ainda mais seus conhecimentos", explicou o chefe do Executivo, que fez questão de destacar o empenho da equipe da Secretaria de Educação e do próprio Vice-Prefeito na condução dos trabalhos.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras