Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 05/09/2014 22:24 - Atualizada em: 06/09/2014 18:57
Grupo SN testa novos procedimentos que garantem mais segurança nas detonações
O Grupo SN testou tecnologias para realizar detonações sem incômodos para a população

SN faz testes de novos procedimentos

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

No último dia 22, a equipe de técnicos responsáveis pelas detonações na Pedreira da SN realizou um teste com os novos procedimentos aderidos pela empresa. O objetivo é garantir mais segurança, menos incômodo e índices menores nas medições sismográficas. De acordo com as taxas aferidas, os índices registrados ficaram três vezes abaixo do exigido pelas normas técnicas, que é de 128 decibéis. De acordo com a SN, "o que já se apresentava satisfatório, agora possui níveis de excelência".

Para a realização deste trabalho de avaliação e reestruturação das ações na pedreira, a empresa contratou o consultor técnico especialista em controle de detonação, Marcelo Lopes Mendes. Ele é Engenheiro de Minas e Membro da ISEE – International Society of Explosives Engineers. De acordo com Marcelo, o principal objetivo desse procedimento é avaliar o conforto ambiental da população. "A gente já faz um desmonte controlado. Estamos em um nível de vibração muito abaixo dos níveis de dano estrutural e de conforto ambiental. Nosso objetivo é fazer com que a população não perceba a pedreira", assegura Marcelo.

O grupo SN trabalha há mais de 50 anos no mercado de Lavras e região. Em todo esse tempo de atuação, segundo a diretoria, "sempre houve preocupação em manter um diálogo aberto com a população, procurando ouvir e solucionar quaisquer problemas ou insatisfações que venham a surgir".

Assim como qualquer processo industrial, principalmente os ligados à mineração, alguns incômodos são gerados. Nesse caso específico, são a poeira e o barulho, mais precisamente a pressão gerada com a detonação. Esses transtornos devem ser rigorosamente controlados para que a população possa viver sem riscos e de forma harmoniosa com todo o procedimento industrial. Esse processo, quando feito com base nas normas de qualidade, é de extrema importância para a cidade. É ele que garante as construções, o crescimento e desenvolvimento urbano, garante emprego e melhores condições de renda para muitas famílias.  Nesse ponto, Lavras já sai em vantagem.

O Grupo SN, com sede na cidade, é uma das poucas empresas no segmento do calcário que possui certificação ISO 9001. De acordo com a SN, "isso garante um rigoroso critério de avaliação de segurança e qualidade em todo o processo industrial". Ainda de acordo com o Grupo SN, "todos os procedimentos são desenvolvidos com base nas normas da ABNT e da CETESB. Essas duas normas são reconhecidas nacionalmente e garantem os baixos índices dos incômodos gerados no processo, evitando abalos nas construções civis e controlando os impactos ambientais tanto da propagação de ruídos, pressão acústica, poeira e partículas no ar. A empresa sempre seguiu tais normas como parâmetros e agora conta com tecnologias de ponta, utilizadas internacionalmente, para reduzir ainda mais os índices exigidos. Pouco ruído e menos poeira, como conseqüência, a boa convivência entre população e pedreira. Dessa forma a cidade cresce e trabalha junto, visando sempre o bem comum".

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras