Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 22/08/2014 22:14 - Atualizada em: 23/08/2014 13:14
Fadminas promoverá, em Lavras, curso e campanha de combate ao tabagismo
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmam que atualmente morrem três milhões de pessoas por ano em função do cigarro

Cigarros causam câncer, enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares e matam três milhões de pessoas por ano em todo o mundo 

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. Em cada tragada são inaladas 4,7 mil substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores, a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea); o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros, ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro; e a substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.

O combate sistemático ao cigarro é bandeira de diversos órgãos, entre eles, o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e outros. O combate é feito de toda forma, através de imagens ilustrativas do mal que o cigarro provoca, que estampam os maços de cigarros comercializados no Brasil; a proibição de propaganda comercial de cigarro na televisão e outros meios de comunicação; e a associação do cigarro às doenças.

No domingo, dia 24, das 10h às 14h, os lavrenses terão a oportunidade de ver um trabalho desta natureza desenvolvido pela Faculdade Adventista de Ensino (Fadminas). Será promovida, na principal praça da cidade, a campanha "Troque o cigarro por uma fruta e viva com saúde". O evento é um projeto de combate ao fumo, ele permeia algumas ações, dentre elas, um curso de como deixar de fumar em 5 dias. Para a divulgação deste curso, os alunos uniformizados farão uma ação direta na praça Augusto Silva.

Os alunos entregarão a todos aqueles que estiverem dispostos a largar o cigarro, uma fruta, além de entregar panfletos. No local terão faixas com frases de impacto. Todos aqueles que fumam estão convidados a participar o curso ministrado pela Fadminas para deixar o vício em nome da saúde e da vida.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras