Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 21/08/2014 22:31 - Atualizada em: 22/08/2014 09:24
Lavras: Comunidade do Funil ganha o primeiro UaiTec Rural de Minas Gerais
Tecnologia chegou na zona rural e Lavras saiu na frente com a implantação da unidade

Unidade UaiTec Rural. Foto: Ascom PML

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O prefeito Marcos Cherem inaugurou, na tarde desta quinta-feira, dia 21, uma unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UaiTec). O projeto é o primeiro de Minas Gerais a ser implantado na zona rural. A Comunidade do Funil foi o local escolhido para receber o UaiTec Rural. Através dele, os moradores daquela região poderão receber os cursos à distância oferecidos pela unidade. Entre as atividades desenvolvidas estarão disponíveis para os alunos, cursos nas áreas de administração, agricultura, pecuária e informática, dando possibilidade para a comunidade ser inserida no mercado de trabalho.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos e serão ministrados na parte da manhã e da tarde, eles beneficiarão todos os moradores da zona rural da região do Funil. A ideia de implantar o UaiTec Rural naquela localidade foi do vereador e presidente da Câmara Marcos Possato, e foi acatada pelo prefeito Marcos Cherem.

Na solenidade de inauguração, o Assessor Municipal de Desenvolvimento Econômico, o empresário Hélio Teixeira, falou da importância da qualificação através dos cursos oferecidos pela unidade. Teixeira destacou a inserção de novos profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Já o coordenador do UaiTec em Lavras, Marcos Vinícius Vitorino, falou que Lavras se destacou em todo o Estado sendo a primeira cidade de Minas a implantar uma unidade rural. Para ele, Lavras passa a ser referência para outros municípios mineiros, proporcionando a chance dos trabalhadores do campo se profissionalizarem e serem inseridos no mercado de trabalho.

Quem também usou da palavra na inauguração foi o vereador Marcos Possato, além do presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do Funil, José Maria de Souza. O prefeito Marcos Cherem encerrou a solenidade falando que "o mercado precisa cada vez mais de pessoas capacitadas e uma das atribuições do Governo Municipal é proporcionar a elas formação de qualidade através de políticas públicas que se preocupam em dar oportunidade, qualificar e inserir, principalmente o jovem, ao mercado de trabalho." Estava presente à solenidade, o vice-prefeito Aristides Silva Filho e o vereador José Delfino.

Depois os convidados assistiram a uma apresentação artística dos alunos da escola municipal "Sebastião Vicente Ferreira", um número de Catira, que também é conhecida como Cateretê, uma dança incomum no Sul de Minas, mas bastante conhecida em diversas regiões do Brasil. A Catira é uma dança do folclore brasileiro, é marcada pela batida dos pés e mãos, tem influência indígena, africana e européia.

Depois da apresentação artística, todos foram convidados a conhecer as instalações do primeiro UaiTec Rural de Minas Gerais, onde cada aluno terá o seu próprio computador para acompanhar as aulas virtuais, mas acompanhadas por um instrutor que estará disponível para atender qualquer tipo de dúvida dos estudantes.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras