Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 15/08/2014 09:37 - Atualizada em: 15/08/2014 13:57
Comitiva do MEC esteve em Lavras e avaliou o serviço de saúde pública
"De todas as cidades em que visitei, Lavras é aquela que possui a melhor rede pública de saúde", afirmou avaliadora

Comitiva esteve no gabinete da Prefeitura de Lavras. Foto: Ascom PML

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O prefeito Marcos Cherem recebeu na manhã de quinta-feira, dia 14, os integrantes da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Ministério da Educação (CAAM-MEC) responsável pelo acompanhamento e avaliação do processo para a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal de Lavras (Ufla). A comissão foi formada por professoras da Universidade Federal de Juiz Federal (UFJF) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Elas vieram a Lavras para cumprir uma etapa do processo de implantação do Curso de Medicina em Lavras e um dos trabalhos da comissão é avaliar a Rede Municipal de Saúde, como as unidades do Programa da Saúde da Família (PSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade Regional de Pronto Atendimento, entre os demais serviços da Rede de Atenção Básica em Saúde, além do Hospital Vaz Monteiro e Santa Casa de Misericórdia de Lavras.

Para as integrantes da comissão, Lavras possui uma rede pública de saúde bastante estruturada e que oferece totais condições de prestar um atendimento de qualidade para a população. "De todas as cidades em que visitei, Lavras é aquela que possui a melhor rede pública de Saúde. Isso é fundamental para a implantação de um curso de Medicina, pois configura um forte cenário de aprendizado para o estudante, que assim será preparado para prestar um atendimento de qualidade para a população, em especial no setor da Saúde Pública", destacou uma representante do MEC.

Outro aspecto avaliado dentro do processo para a implantação do curso na cidade é a análise do grau de comprometimento do Poder Público em relação ao projeto e a própria instituição de Ensino. "Um dos papéis desta comissão do MEC é avaliar o comprometimento do Gestor Público em relação ao projeto, o quanto ele é parceiro da Universidade. E o que vimos no Chefe do Executivo em Lavras foi uma total aproximação com a Ufla em todo o processo para a implantação do curso de Medicina na cidade. Isso é determinante, pois sem vontade política do Prefeito Municipal e sua equipe não é possível implantar um curso de Medicina", ressaltou.

O encontro contou também com a participação da Pró Reitora de Pós-Graduação da Ufla, professora Soraia Alvarenga Botelho, do Pro Reitor Adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder, do coordenador do curso de Medicina, professor Luciano José Pereira, e de integrantes da comissão formada para implantação do projeto na instituição, os professores Thales Augusto Barçante e Joziana Muniz de Paiva Barçante, além da Secretária Municipal de Saúde e Gestora do SUS em Lavras, da Gerente de Controle e Avaliação Auditoria e Regulação e da Gerente do Programa de Saúde da Família.

A criação do curso de Medicina na Ufla foi anunciada em meados de 2013 e este ano, o reitor José Roberto Scolforo anunciou que a implantação seria em 2015. Também foi anunciado a construção do Hospital Universitário, para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Segundo Marcos Cherem, "nossa administração está totalmente empenhada em viabilizar a implantação do curso federal de Medicina em Lavras, pois automaticamente haverá uma ampliação da rede de atendimento aos usuários do SUS, melhorando o já elevado nível dos serviços médicos de Lavras, especialmente a viabilização, através da Ufla, do tratamento de Oncologia na cidade, o que permitirá atender aqui as pessoas diagnosticadas com câncer, sem necessidade de deslocamentos para outras cidades como ocorre hoje", finalizou.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras