Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 01/08/2014 08:16 - Atualizada em: 01/08/2014 12:27
Governo Municipal de Lavras pretende firmar parceria com Equipe Tróia de Robótica
A Equipe Tróia é composta por estudantes de engenharia da Ufla que aproveitaram o conhecimento adquirido nas salas de aula para confeccionar robôs

Equipe Tróia de Robótica. Foto extraída do site da Ufla

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Criada há cerca de dois anos, a Equipe Tróia de Robótica é composta por estudantes de engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla) que aproveitaram o conhecimento adquirido nas salas de aula para confeccionar robôs e assim participar de várias competições nacionais e internacionais de cunho educacional.

No dia 24 de julho,  a equipe participou da 10º Winter Challenge em São Caetano do Sul, levando o nome de Lavras ao primeiro lugar do pódio, nesse que é considerado o maior evento da área na América Latina, com a participação de 90 equipes brasileiras e estrangeiras, tendo 350 robôs inscritos.

Uma das novidades da competição de 2014 foi a criação de uma nova categoria, a Desafio Inteligente Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio.

Pensando justamente nesta nova categoria que o Governo Municipal, procurado pelos universitários esta semana, se propôs a fazer uma parceria com a Equipe Tróia de Robótica, através da Ufla, para viabilizar a realização de uma competição de nível nacional em Lavras, no primeiro semestre de 2015. Seria também uma forma de envolver toda a Rede Municipal de Ensino que desde 2013 participa com equipe na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em associação com a UFLA através do Departamento de Engenharia.

Em 2013, a equipe de robótica da Escola Municipal José Luiz de Mesquita participou da XI Competição Brasileira de Robótica (CBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR), Etapa Nacional, em Fortaleza onde se classificou em 3º lugar.

Caso haja sucesso em mais essa parceria com a Ufla, o Governo Municipal, que ampliará o acesso a robótica em toda a rede municipal de ensino a partir de 2015, dentro do programa Educação Conectada, dará a chance aos alunos para terem contato direto com novas tecnologias trazidas pelas melhores equipes do Brasil aqui em Lavras, despertando ainda mais o interesse por novas atividades.

De acordo com o Chefe do Executivo, "é fundamental que nos dias de hoje a tecnologia seja instrumento pedagógico que complemente o aprendizado dos alunos, contribuindo assim para a formação de estudantes mais qualificados e, no futuro, profissionais melhor capacitados". 

Com informações da Ascom PML

Leia também:

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras