Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 13/07/2014 13:17 - Atualizada em: 14/07/2014 07:52
Ministro da Educação recebe honraria na Ufla e destaca qualidades da instituição
O ministro esteve em Lavras na última quinta-feira. Na oportunidade, visitou o campus da Ufla e tomou conhecimento sobre a educação básica da rede municipal de ensino de Lavras

Ministro Paim recebendo o título das mãos do reitor Scolforo. Foto: Ascom Ufla

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

"Esta universidade vai ficar marcada no meu coração pelo que representa para o País, pela sua trajetória. Vou continuar acompanhando sua história, mesmo quando estiver fora do Ministério, porque sei que será referência nacional e internacional." Com estas palavras, o ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, agradeceu o título de Doutor Honoris Causa recebido na Universidade Federal de Lavras (Ufla), nessa quinta-feira, dia 10.

A cerimônia foi presidida pelo reitor e presidente do Conselho Universitário (Cuni), professor José Roberto Scolforo, que destacou a sensibilidade do ministro para as causas afetas à Educação, em especial, as demandas da Instituição, para conseguir conciliar a necessária expansão com a qualidade que a diferencia ao longo de sua trajetória.

O reitor reforçou o compromisso do ministro Paim com as mesmas causas com as quais a comunidade acadêmica da Ufla também está comprometida: a ampliação das oportunidades, a equidade no acesso, a formação ética e cidadã e a excelência do ensino, "diretrizes capazes de transformar a sociedade em que vivemos, na sociedade que queremos para a nossa e as gerações futuras", enfatizou.

Pela primeira vez na Universidade, o ministro Henrique Paim elogiou as estruturas do câmpus, as áreas verdes e as novas construções. Assim que chegou, o ministro e sua equipe fizeram uma parada na Portaria Principal e subiram para o câmpus novo no ônibus articulado, que começa a circular para otimizar o transporte de estudantes.

O ministro e sua equipe visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/Ufla), espaço escolhido para simbolizar a consolidação do Plano Ambiental, que distingue a Ufla como uma das instituições mais comprometidas com as causas ambientais, tanto em rankings nacionais como internacionais de sustentabilidade. A estrutura da ETE/Ufla abriga um sistema moderno e eficiente de tratamento de esgoto, que pode servir de exemplo para outras instituições e municípios.

No Departamento de Ciências Florestais (DCF/Ufla), o ministro e sua equipe puderam conhecer as estruturas do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf, com destaque para o projeto mais recente, o desenvolvimento do Sistema Nacional para o Cadastro Ambiental Rural – CAR. O ministro pode conhecer alguns projetos que fizeram do Lemaf referência nacional em projetos ambientais.

A visita ao câmpus também teve uma passagem pelo Restaurante Universitário (RU), onde o reitor da Ufla fez questão de apresentar ao ministro as novas instalações, com capacidade para atender a quatro mil refeições diárias. Na oportunidade, Scolforo destacou ao ministro outras ações voltadas à assistência estudantil, prioritárias para uma instituição que recebe mais da metade dos estudantes oriundos de escolas públicas.

"A distância, sempre acompanhamos o trabalho da Ufla, mas é importante estar aqui para ver de perto tudo que vem sendo feito", destacou o ministro, enfatizando que a Ufla vivencia uma grande evolução não apenas no aumento do número de cursos e matrículas, mas também em diferentes parâmetros de qualidade.

 

Cerimônia outorga honraria ao ministro

O ministro Henrique Paim recebeu a pelerine da Universidade Federal de Lavras com a inscrição da maior honraria concedida pela Universidade – Doutor Honoris Causa. O título foi outorgado pelos membros do Conselho Universitário em novembro de 2013, quando Paim era secretário-executivo do Ministério da Educação.

Em seu discurso, o ministro citou os desafios da Educação brasileira e o esforço que tem sido feito para mudar o perfil das universidades. "Sabemos do despertar tardio da Educação brasileira. Em 1951, havia apenas cinco universidades no País. Agora é preciso recuperar o tempo perdido", destacou, enfatizando os desafios expressos no Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado recentemente, com destaque para o marco número 12, referente à elevação da presença da população de 18 a 24 anos na educação superior.

"O imaginário das famílias brasileiras vem mudando – estão mais cientes de que o caminho é a Educação. Isso é demonstrado pelo crescimento no número de inscrições no Enem... Antes, os pais queriam que os filhos tivessem um bom emprego; hoje, eles sonham em ver os filhos na Universidade", destacou.

O ministro também citou a Ufla como exemplo de universidade do interior que consegue conciliar a expansão com qualidade, com a ampliação das oportunidades e ótimos índices de qualidade, atestados pelo Índice Geral de Cursos do MEC, em que a Ufla ocupa a segunda posição no País.

Durante a cerimônia, o reitor da Ufla, professor Scolforo, fez uma apresentação da Universidade, com indicadores que demonstram a expansão ao longo dos anos e os projetos estruturantes em desenvolvimento. Scolforo agradeceu o fato de a Ufla ter sido a primeira universidade que Paim visita depois de ocupar formalmente o cargo de ministro, acompanhado de sua equipe de direção.

Além do ministro e do reitor, a mesa de honra foi composta pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pelo prefeito de Lavras, Marcos Cherem; secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo; secretária do Conselho Universitário (Cuni), Ione Bertolucci e pela diretora Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (MEC), Adriana Rigon Weska.

 

Ministro conheceu os programas da rede municipal de ensino de Lavras

O ministro também teve a oportunidade de saber sobre a educação básica da rede municipal de ensino de Lavras, isso porque o prefeito Marcos Cherem, juntamente com a secretária municipal de Educação, Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho, apresentou a ele alguns trabalhos desenvolvidos na rede municipal.

O Ministro tomou conhecimento do fornecimento das 55 mil peças de uniforme aos alunos, que este ano receberam também agasalhos para enfrentarem o inverno e os kits escolares, que somados, totalizam 800 mil itens distribuídos a todos os alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e os programas: "Colônia de Férias" para as famílias que precisam de creche nas férias de julho; "Alimentando o Futuro" que oferece alimentação a todas as crianças cadastradas e o programa; "Educação Conectada" que vai garantir a inclusão digital dos alunos da rede municipal de ensino com a disponibilização de tablets para todos com acesso a ambientes virtuais próprios para cada fase da educação.

Paim manifestou satisfação em saber que os recursos públicos, destinados à educação, estão sendo aplicados de maneira eficiente e correta em Lavras, ele elogiou o trabalho do prefeito Marcos Cherem e de sua secretária Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho.

Satisfeito e recompensado com os elogios, o prefeito Marcos Cherem disse que: "foi uma oportunidade única de falar diretamente com a maior autoridade da Educação do Brasil sobre o que temos feito na nossa cidade, beneficiando diretamente mais de 11,5 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino em Lavras".

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras