Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 12/07/2014 16:35 - Atualizada em: 12/07/2014 20:20
Paula Neto sobre a Final da Copa: "Argentina e Alemanha mostraram para que vieram ao Brasil"
O coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras comenta a fase final da Copa

Paula Neto, jornalista, radialista e coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura. Colaborador do Jornal de Lavras neste período de Copa do Mundo

 

A COPA ESTÁ AÍ! QUEM VAI GANHAR?

Até que se pode dizer que a Copa do Mundo no Brasil foi diferenciada, porque antes imaginávamos que viriam problemas e mais problemas. Se os tivemos foram poucos e mesmo assim com uma divulgação mais amena. Sem manifestações, principalmente.

No cômputo geral foi uma organização boa e, diga-se de passagem, que não somos nós brasileiros os responsáveis diretos por esta organização, porque tudo e todos tiveram que vestir a camisa do padrão Fifa. Quer queira quer não a entidade sabe fazer deste maior evento mundial do futebol um orgasmo quase que total em organização.

Estamos nos finalmentes da Copa, quando o Brasil vai disputar um terceiro lugar contra a Holanda e na disputa pelo título estarão se defrontando as fortíssimas e favoritas Argentina e Alemanha.

Ganhar da Holanda vai representar para o Brasil um apagar do vexame, que para mim não é somente a goleada humilhante que levou da Alemanha, mas pelo momento do futebol brasileiro, que ainda se julga o melhor do mundo, se ganha quando quiser, mas há muito não é assim. Isso temos acompanhado quando a Fifa divulga o seu ranking e o nosso país sempre "caindo pelas tabelas".

O futebol brasileiro não tem base; não tem estrutura definida e enquanto o garoto pensar e sonhar em jogar na Europa, o nosso futebol vai ficar carente e sentido um formador de "gênios", para serem usados em outros lugares. Nos emprestam quando precisamos, mas nos esquecemos de atualizar nossos treinadores, que ainda batem no peito que são os melhores do mundo e se fossem estavam dirigindo as maiores e melhores equipes do lado de lá. Não tem nenhum e quem foi não conseguiu firmar. Só mais ricos. Ser técnico na China, no Japão, na Arábia e outros menos importantes qualquer Mané pode ser.

Voltando ao que interessa. A final da Copa será entre duas das melhores seleções, que se apresentaram na competição. Indiscutivelmente Argentina e Alemanha mostraram para que vieram ao Brasil. Creio que além das duas, a Holanda fez o seu papel, mas não conseguiu o seu primeiro título.

O povo brasileiro não quer, de maneira alguma, que a Argentina seja campeã, pela rivalidade entre os dois países nos futebol. Como analista e crítico do esporte bretão eu apostaria na Alemanha como campeã, mas pelo lado do momento do futebol alemão e não baseado no coração. A seleção alemã tem mais força; chegou com mais "facilidade" a esta final; mostrou um esquema e uma tática de jogo que encantou a muitos. Enquanto isso a Argentina se capengou pelo caminho para estar chegar. Mereceu, claro!

Que os cartolas brasileiros tenham aprendido a lição e partam para moralizar o futebol; para regulamenta-lo; para fazê-lo voltar aos tempos antigos, quando os jovens valores se orgulhavam de vestir a camisa de um clube brasileiro. Ir para a Europa não era o objetivo como é agora. Tomara que o nosso calendário seja mais humano. Tomara isso, tomara aquilo, apesar de saber que o nosso dirigente é um político em potencial, ou seja, "tudo por mim e que se dane o resto". Corrupção no futebol vai continuar e somente aqui no Brasil não se descobre nada.

A lição está aí e quando o dirigente for fazer a prova pode e deve até colar, mas para ele não é importante porque moralizando o futebol brasileiro, principalmente na base, os bolsos ficarão menos cheios e quem vai querer isso?

Viva a Argentina e Alemanha. Uma vaia ao Brasil, o melhor futebol do mundo, ou melhor, ao famigerado momento do nosso futebol.

 

Paula Neto
Coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras
paulassoneto@hotmail.com
 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras