Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 07/07/2014 22:07 - Atualizada em: 08/07/2014 11:28
Paula Neto comenta a fase semifinal da Copa do Mundo no gramado do Jornal de Lavras
O coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras comenta mais esta etapa da Copa para o Jornal de Lavras

Paula Neto, jornalista, radialista e coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura. Colaborador do Jornal de Lavras neste período de Copa do Mundo

 

A COPA ESTÁ AÍ! QUEM VAI GANHAR?

As previsões feitas pelos entendidos do futebol chegaram a 100%, isso porque quatro das principais seleções e tidas como favoritas estão na fase semifinal da Copa do Mundo no Brasil: Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda.

Na primeira vaga pela semifinal, o Brasil jogou o fino do futebol no primeiro tempo contra a Colômbia, quando o torcedor e toda a imprensa sentiam ali um encontro da Seleção com o bom futebol da Copa das Confederações. Ficou só no primeiro tempo, quando inclusive marcou com Tiago Silva. Sofreu uma pressão danada no segundo tempo. Marcou novamente com outro zagueiro, David Luiz e mesmo assim não teve a tranquilidade, pois a Colômbia fez um e por pouco complica a vida dos brasileiros. Passamos, sem novamente mostrar um bom futebol. E para complicar mais ainda, perdeu o Neymar para o restante da Copa.

Na segunda vaga a Alemanha se garantiu para enfrentar o Brasil na semifinal, quando fez um jogo burocrático e tão somente para vencer pelo magro placar de 1x0 frente à França. Foi um jogo decepcionante pela qualidade das duas seleções. Os franceses afinaram e só tentaram algo no finalzinho do jogo; os alemães jogaram para o gasto e conseguiram a classificação. Mesmo assim continua sendo a Alemanha, em minha opinião, a melhor seleção desta Copa. Pode até não ser campeã, mas joga um futebol compacto e sabendo o que quer.

Na terceira vaga a Argentina conseguiu chegar com um gol no início da partida contra a Bélgica e praticamente jogou para garantir o resultado. Foi uma partida sofrível, mas o bastante para que os Hermanos conseguissem a vaga tão sonhada, porque há 24 anos não chegavam a uma semifinal. A Bélgica mostrou pouco neste jogo e está fora. Sendo mais uma seleção que é desclassificada e invicta na competição. Messi continua não sendo um jogador que é o melhor do mundo, mas continua decisivo nas principais jogadas ofensivas dos argentinos.

Na quarta vaga, uma provável zebra, que até as quartas de final era a Costa Rica, ficou num jogo onde teve a grande oportunidade de fazer estória na Copa e perdeu esta chance no finalzinho da prorrogação. Costa Rica e Holanda fizeram um jogo de ataque contra defesa, sendo que os costarriquenhos eram todos defensivos e os holandeses totalmente ataque. Foi, realmente, um ataque contra defesa, mas que acabou não produzindo o esperado, porque a partida acabou sendo definido nas cobranças de penalidades máximas, quando a Holanda foi mais competente e passou. O fator decisivo desta decisão nos pênaltis foi o conhecimento do técnico holandês do seu elenco, quando no finalzinho da prorrogação colocou o goleiro reserva, tão somente para pegar pênaltis e foi o que aconteceu. Pegou dois. Ninguém jamais tinha visto isto. O comum é entrar como jogadores de linha para cobrar os pênaltis.

A semifinal começa na terça-feira com Brasil e Alemanha. Arrisco dizer que daí sai o campeão mundial, principalmente porque se trata de uma seleção que joga em casa e a outra joga o melhor futebol da Copa. O Brasil precisa jogar um futebol de gente grande, porque ainda não mostrou nada nesta Copa; enquanto isso a Alemanha faz o melhor futebol na competição. Tem uma seleção compacta e sabe o que quer. Como será o Brasil sem Neymar?

Na quarta-feira a Argentina pega a Holanda. De um lado uma seleção em busca de um futebol brilhante de Messi e que perdeu um dos principais jogadores do elenco, Di Maria. É um desfalque considerável. Enquanto isso na Holanda um futebol compacto e com destaque para o fator ofensivo, onde Robben pode ser eleito o melhor jogador da Copa e pode fazer a diferença.

Eu não aposto, mas gostaria que a final da Copa fosse Brasil e Argentina. Quando teríamos uma final de copa inusitado e que marcaria a presença de dois dos maiores rivais no futebol.

 

Paula Neto
Coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras
 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras