Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 17/10/2010 23:03 - Atualizada em: 02/11/2011 11:34
Nazareno entra no rol das cidades exportadoras
Nazareno, com 7 mil habitantes, agora é exportadora, segundo informações da Central Exportaminas. Lavras está na lista, mas não como estreante.

     

        Igreja da cidade de Nazareno, no Campos da Vertentes. Foto: Fabio Marques dos Santos

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Central Exportaminas, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), acompanha todos os meses o desempenho dos municípios mineiros na área da exportação, realizando mensalmente Mapeamento das Exportações de Minas Gerais, com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo a Central Exportaminas, foram 239 os municípios mineiros que operaram no mercado internacional até setembro, enquanto no Brasil, este número atinge 2.285 municípios. Neste último relatório, 17 municípios mineiros de diversas regiões do Estado estrearam na exportação, ou então, voltaram a exportar no mês de setembro.

No Sul de Minas destacam-se as cidades de São Lourenço, com suas águas minerais para o mercado internacional e Monte Santo, com seus produtos têxteis. Também entraram na lista de exportadores mineiros, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Divisa Alegre, Campina Verde, Tiros, Vargem Grande do Rio Pardo, Bonfinópolis de Minas, Carmópolis de Minas, São Joaquim de Bicas, Sacramento, Conceição do Rio Verde e Carandaí.

Uma cidade próxima a Lavras que também estreou no comércio internacional foi Nazareno. Lavras também aparece no Mapa das Exportações de Minas, mas não como estreante, uma vez que cidade exporta, entre outros, autopeças desde a implantação das principais indústrias na cidade, como Magneti Mareli e TRW.

O principal município exportador de Minas Gerais continua sendo Itabira, e o quarto lugar no Brasil, pelas suas vendas para o exterior de minério e pedras preciosas, com destaque para rubis, safiras e esmeraldas. Os principais países destinos dos produtos de Itabira são China, Alemanha, Japão, Coréia do Sul e Holanda.

A pauta exportadora de Minas Gerais continua diversificada, com a venda ao exterior de 2.610 produtos distintos. Entretanto, os 10 principais produtos da pauta respondem por mais de 70% das exportações mineiras.

Dentre os principais produtos exportados pelo Estado nos nove meses de 2010, destaque para os minérios, café, açúcar, soja e ferro fundido. Os produtos da cadeia minerometalúrgica continuam dominando a pauta exportadora mineira. No entanto, merece destaque citar um novo produto que entrou na pauta de exportações: o sebo bovino exportado por Nanuque, no Vale do Mucuri, assim como ovinos e caprinos vivos, de Uberaba e a cerveja, de Belo Horizonte.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras