Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 17/10/2010 19:02 - Atualizada em: 02/11/2011 12:35
Pássaros estão colorindo a cidade - eles estão tomando conta das praças
Não é raro você olhar para cima e ver um tucano voando, ou então, ver seu quintal invadido por canários, maritacas e outros pássaros selvagens.

     

        Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Os lavrenses estão se acostumando a dividir os espaços das praças da cidade com os pássaros, que até bem pouco tempo eram comuns apenas na zona rural. Os tucanos, por exemplo, eram raramente vistos inclusive no mato. Agora eles voam majestosos e em bandos, colorindo o céu de Lavras.

Além dos tucanos, espécies como canarinhos, considerados praticamente desaparecidos de Lavras, estão voltando. Nos bairros mais afastados também é possível ouvir e ver as imponentes seriemas, com seus cantos estridentes e andar elegante. 

Nas principais praças da cidade, apesar do barulho dos automóveis, é possível ouvir o canto triste dos sabiás, dos bem-te-vis, dos sanhaços e o arrulhar das trocais e outros pássaros de plumagem colorida, como as saíras, por exemplo.

Ultimamente o lavrense está recebendo uma companhia bastante barulhenta: são as maritacas, que estão se tornando urbanas e habitando os telhados das casas. O motivo da mudança das maritacas para o perímetro urbano são as árvores frutíferas que povoam os quitais das casas.

Mas a principal razão da invasão dos pássaros na mancha urbana é a proteção, que eles antes não tinham, da Polícia Militar do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da conscientização, sobretudo, dos mais jovens.

As aves ficam bem soltas na natureza, misturando-se com as cores das flores, alegrando as praças com seus cantos. Manter qualquer ave silvestre em cativeiro é crime. A multa é de R$ 500 por pássaro, além de processos e outros problemas que isso acarreta. Se você conhece alguém que mantém pássaros ou outros animais da nossa fauna em cativeiro, denuncie; não é necessário se identificar.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras