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Publicada em: 11/06/2014 16:19 - Atualizada em: 12/06/2014 07:28
Construção da segunda passagem do "túnel da Zona Norte" vai começar
Publicado no Diário Oficial da União, a autorização para o desmonte alternados das linhas férreas para a abertura da segunda passagem sob a linha férrea na Zona Norte

A drenagem pluvial está concluída. Agora está em andamento a limpeza interna para retirada de decomposição no revestimento da parte antiga da passagem e revitalização das estruturas de sustentação. A Copasa, Cemig e a OI estão em adaptação de suas redes para que tudo seja implantado de forma harmônica. Foto: Jornal de Lavras

 

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O Diário Oficial da União (DOU), edição desta quarta-feira, dia 11, trouxe a publicação da portaria assinada pelo superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transportes Ferroviários de Cargas, autorizando a implantação do projeto elaborado pelo Governo Municipal e que está sendo executado pela Empresa de Construções Pesadas (ECP), em acordo com as normas determinadas pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Com a autorização, confirma que todas as exigências legais foram cumpridas, dentro de um cronograma de trabalho que não causará impacto no serviço de transportes ferroviários operados pela FCA.

A obra seria executada em duas fases: a primeira seria a abertura da segunda passagem, sem interromper o fluxo de veículos e, concluída esta fase, com a passagem liberada, a passagem antiga seria fechada para a realização das obras que já estão sendo feitas naquele local. Porém, devido a demora do trâmite de liberação de documentos e autorizações, a sequência teve que ser invertida: começou com o que seria a segunda fase, com isso, a promessa de que o trânsito não seria interrompido durante a realização das obras não pôde cumprida para não gerar atraso na obra, que é sem dúvida, a mais importante obra no que tange a mobilidade urbana em Lavras realizada nas últimas décadas.

A fase atual da obra está com a parte de drenagem pluvial concluída e construída nas ruas Altamiro Pinto e Rufino Alves Costa, subida para a Cohab e Lavrinhas, passando sob a área onde ficarão os dois túneis, desaguando numa enorme caixa de coleta e seguindo por uma rede de 180 metros de extensão, com manilhas de um metro de diâmetro, até o Ribeirão Vermelho, na ponte existente na rua Custódio Moreira.

Está em curso a limpeza interna para retirada de decomposição no revestimento da parte antiga da passagem e revitalização das estruturas de sustentação. Também as concessionárias Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e a Oi concessionária de serviços de telecomunicações do Brasil, estão em adaptação de suas redes de água, esgotamento sanitário, iluminação e telefonia, para que tudo seja implantado de forma harmônica.

A partir de agora, inicia-se a parte mais complexa da obra, que implica em retirada alternada dos trilhos que atendem a 5 linhas, sem interromper completamente o fluxo de trens da FCA, o que será feito utilizando-se a mais alta tecnologia para obras ferroviárias. Ao mesmo tempo começa a cravação das estacas metálicas importadas da Bélgica, capazes de suportar todo o tráfego de trens de carga sobre a passagem que está sendo ampliada.

A previsão de entrega da obra totalmente concluída, inclusive com revitalização da praça Dr. José Esteves, conhecida também como Praça da Estação, no que tange a pavimentação e iluminação, está planejada para ocorrer na segunda quinzena de setembro, solucionando um "gargalo" que atravancou o desenvolvimento da Zona Norte de Lavras durante muitas décadas e que desafiou prefeitos.

As obras orçadas em cerca de R$ 1,8 milhão estão sendo feitas com aproximadamente 40% de recursos próprios do Município e emendas parlamentares dos deputados federal e estadual Domingos Sávio e Fábio Cherem, respectivamente, além de dotação orçamentária da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG).

Sobre a obra, a mais importante na questão da mobilidade urbana e que abrirá as portas do crescimento da cidade para a Zona Norte, o prefeito Marcos Cherem emitiu em nota: "apesar das dificuldades encontradas para enfrentar um problema que ninguém antes havia tido coragem e disposição para resolver, estamos realizados por fazer algo que beneficiará não só a Zona Norte, mas toda a cidade".

Cherem destacou ainda: "em 2015 iniciaremos a recuperação da Ponte Branca, que também será totalmente revitalizada e duplicada dentro de todas as normas exigidas pela FCA e ANTT, beneficiando sobremaneira a Zona Sul da cidade. Até 2016 pretendemos duplicar todas as demais passagens férreas daqui, melhorando sobremaneira a mobilidade urbana de Lavras", concluiu. 

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