Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 11/06/2014 10:03 - Atualizada em: 11/06/2014 16:19
Com programa Peixe Vivo, Cemig é referência em gestão sustentável
Programa teve a parceria de estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Lavras (Ufla)

O programa Peixe Vivo envolve crianças na soltura dos peixes nos rios. Na foto, estudantes do Sul de Minas ajudam na hora de povoar os rios com alevinos. Foto: Cemig

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio do programa Peixe Vivo, está entre as dez empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do País. No dia 4 de junho, o programa Peixe Vivo foi anunciado no Ranking Benchmarking Brasil 2014, destacando-se em 9º lugar em uma lista de 32 iniciativas selecionadas por especialistas do Brasil e do exterior. O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação realizada em São Paulo.

Para o gerente de Estudos e Manejo da Ictiofauna e Programas Especiais da Cemig, Newton Prado, esse reconhecimento é resultado de um trabalho consolidado, que vem apresentando resultados concretos. "O Peixe Vivo existe há sete anos e, desde o início do programa, conseguimos reduzir em 76% a mortandade de peixes em bacias hidrográficas onde a Cemig tem usinas", exemplifica.

Newton também destaca a importância do trabalho científico realizado pelo Peixe Vivo, que conta com a parceria de estudantes de mestrado e doutorado de instituições como as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Lavras (Ufla) e Viçosa (UFV). "A tecnologia gerada a partir dessas parcerias são muito importantes para fundamentar nossas decisões durante a operação das usinas. Isso contribui para a conservação da ictiofauna e a mitigação da morte de peixes", ressalta o gerente.

As iniciativas do ranking passam a integrar o maior banco digital com livre acesso do País de práticas certificadas de sustentabilidade. Atualmente, o banco reúne 311 iniciativas certificadas e organizadas em dez categorias.

Benchmarking Brasil é um selo de sustentabilidade que há 12 anos certifica as empresas detentoras das melhores práticas socioambientais. É uma iniciativa independente, que conta com a participação voluntária das organizações. Elas submetem seus modelos gerenciais para a avaliação de uma comissão técnica multidisciplinar com especialistas de vários países.

A comissão técnica é renovada anualmente e avalia as práticas sem ter acesso ao nome da organização. As iniciativas que alcançam pontuação igual ou superior a 7,1 são consideradas referências em gestão de práticas de sustentabilidade. Neste ano, das 76 empresas inscritas, 32 foram selecionadas.

O programa Peixe Vivo prevê a expansão e criação de medidas efetivas para a conservação da ictiofauna nas bacias hidrográficas onde estejam instaladas usinas da Cemig, favorecendo as comunidades que utilizam os recursos hídricos como fator de desenvolvimento.

As iniciativas de conservação preveem ações como a implantação de sistemas de transposição de peixes, o repovoamento com espécies nativas, restauração de habitats críticos, ações preventivas na operação de usinas e reflorestamento. Esses programas devem garantir que a intervenção humana seja pautada pelas melhores estratégias disponíveis para a conservação de peixes.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras