Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 31/05/2014 12:52 - Atualizada em: 01/06/2014 14:49
Ciclo de Debates de Políticas Públicas da Ufla será realizado na próxima semana
O evento é aberto à comunidade acadêmica da Ufla, independentemente da área de formação

 Vista Parcial da Ufla. Foto extraida do Site da Ascom

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Políticas Públicas, simplificadamente, são o conjunto de ações e decisões voltadas para a solução de problemas sociais. Enquanto as visões tradicionais dão destaque para o papel dos governos na tomada de decisões e na solução destes problemas, novas conceituações destacam a participação da sociedade e entendem o governo enquanto locus onde se desenvolvem os embates em torno de interesses, preferências, ideologias e valores dos diferentes grupos sociais. Tanto na visão tradicional quanto nas mais sofisticadas, as Políticas Públicas repercutem por toda a sociedade e são vivenciadas por todos os seus membros, independentemente de classe social, profissão, renda, etnia ou grupo social. Podem se referir a questões simples, como uma campanha para manter a cidade limpa, ou a problemas complexos, como políticas para estimular o desenvolvimento econômico do país.

O processo de elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas constituem o cerne da atividade dos agentes públicos e, portanto, constituem temas de destaque para a formação profissional do Administrador Público. A experiência internacional recomenda, inclusive, que a análise institucional e as políticas públicas sejam as pedras fundamentais desta área de formação.

Neste sentido, os Ciclos de Debates de Políticas Públicas foram idealizados com o intuito de promover a reflexão contínua e duradoura sobre este que é um tema primordial tanto para o funcionamento do Estado, quanto, principalmente, para que se compreenda e se aprimore as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade.

Enquanto atividade acadêmica extracurricular, um dos principais objetivos dos Ciclos é aproximar as dimensões teórica e prática da formação profissional, a partir do incentivo à troca de experiências entre os alunos da graduação e da pós-graduação com os diferentes atores das políticas públicas, sejam os investidos de cargos políticos, funcionários de carreira do Estado, membros de organizações do terceiro setor, analistas políticos, especialistas, estudiosos, população impactada, dentre outros. Adicionalmente, busca-se oferecer aos discentes mais oportunidades de conhecer problemas e soluções concretos vivenciados por organizações públicas nas relações intergovernamentais, nos arranjos público-privados coordenados pelo Estado, na interface Sociedade-Estado-Mercado. Isto posto, o enfoque epistemológico adotado preza por uma clara demarcação da Administração Pública enquanto campo singular e autônomo, distinto, especialmente, ao da administração de empresas, a fim de combater o mimetismo da administração de empresas privadas pela administração pública.

Os debates promovidos pelos Ciclos buscarão abranger temáticas das mais diversas esferas da administração pública, aproximando não apenas a universidade da comunidade em seu entorno, mas também o estudante do universo político, da participação e da cidadania - sem deixar de tratar as perspectivas teórico-metodológicas, promovendo, portanto, a integração das finalidades de ensino, pesquisa e extensão universitárias.

Em síntese, os Ciclos de Debates de Políticas Públicas buscam (re)combinar, construtivamente, conhecimento e prática, reflexão e ação, a fim de formar não apenas profissionais, mas cidadãos capazes de pensar e atuar nas organizações públicas da Sociedade e do Estado, identificando e (re)elaborando as dicotomias entre política e administração.

Essa atividade, concebida pela área Sociopolítica do curso de graduação em Administração Pública, estará sob coordenação do Prof. Dr. Gustavo Costa de Souza (DAE-Adm. Pública) entre jun/2014 e jun/2015. Se você é estudante, pesquisador ou profissional interessado em colaborar com os Ciclos de Debates em Políticas Públicas, entre em contato pelo e-mail de gustavo.costa@dae.ufla.br.

O 1º Ciclo de Debates de Políticas Públicas do DAE/Ufla será realizado no dia 5 de junho, das 19hàs21h, no Anfiteatro do DCC, e o tema inaugural será "Práticas associativas, Representação e Controle Social de Políticas Públicas". Estará presente Samir Oliveira, Coordenador Geral da Associação Comunitária dos bairros Jardim Glória e Campestres 1, 2 e 3 - Lavras. Como debatedora, comporá a mesa a professora Julia Moretto Amâncio (DAE da Administração  Pública). A dinâmica dos Ciclos prevê a apresentação pelo palestrante nos primeiros 50 a 60 minutos, seguida de questões levantadas pela debatedora convidada e, em seguida, abertura da palavra para a participação da plateia.

Ainda em caráter experimental durante o primeiro ano, prevê-se a realização de um ou dois Ciclos por semestre, respeitando uma temática determinada. Professores que quiserem participar dos Ciclos, seja indicando temas ou palestrantes, seja na composição da mesa de debates ou mesmo na organização de um ou mais ciclos dedicados a algum assunto de interesse específico serão muito bem-vindos.

O público-alvo principal dos Ciclos são os estudantes dos cursos de Administração Pública em nível de graduação e pós-graduação, mas não restringe-se a estes. O evento é aberto à comunidade acadêmica da Ufla, independentemente da área de formação.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras