Feira de Marketing foi realizada pelos alunos do 7º período de Administração da Fadminas. Fotos: Jornal de Lavras
WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481
Na semana passada foi realizada no campus da cidade da Fadminas (Faculdades Adventistas de Minas Gerais), a III Feira de Marketing, promovida pelos alunos do sétimo período do Curso de Administração. Marketing Social – por um ato de amor à vida, foi o tema da feira.
O marketing social diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes, etc.
O objetivo do evento foi permitir que os alunos do 7º período pudessem colocar em prática o que foi aprendido e visto na sala de aula, e consequentemente propiciar tanto o crescimento acadêmico quanto profissional dos alunos empenhados em realizar este evento. O Marketing Social tem se expandido nos últimos anos, na medida em que empresas e instituições se conscientizam da necessidade de comprometer-se definitivamente com a comunidade, em contrapartida ao apoio que esta lhes presta, comprando seus produtos e serviços, disponibilizando-lhe mão-de-obra e, muitas vezes, oferecendo-lhe benefícios para a sua instalação e funcionamento (como a isenção de impostos, em muitos casos).
No Brasil, algumas empresas investem em Marketing Social, entre elas, a Petrobrás, a CAIXA, o Banco do Brasil, o Bradesco, através da Fundação Bradesco, a Rede Globo de Televisão, o Sistema Brasileiro de Televisão e outros. Em Lavras algumas empresas também investem, normalmente elas associam seus nomes ao Lar e Vida, à causa das crianças vulneráveis que são incentivadas e levadas à prática esportiva e outros.
O propósito da III Feira de Marketing, promovida pelos alunos do Curso de Administração da Fadminas, foi mostrar aos participantes, empresas e sociedade em geral, como o Marketing Social pode contribuir para os problemas, como também possibilitar a empresa a ser mais competitiva no mercado. Os alunos dividiram-se em grupos e cada grupo estudou e desenvolveu uma ideia.
Foram oito estandes montados, cada um usava o que tinha disponível para atrair os visitantes, os estudantes usaram a criatividade e promoveram sorteios de brindes, ofereciam café, água mineral, biscoitos, doces, queijos e outros atrativos para poder ganhar a atenção dos visitantes e mostrar o seu trabalho, todos abusaram da criatividade e da simpatia.
Um dos estandes mostrou como era possível fazer uma escola de artes para a atender a população, com pintura, música, teatro e outros. A proposta era fazer com que empresários investissem nesta atividade e associasse sua empresa à cultura. Este foi o projeto Escola de Artes.
Em outro estande, os estudantes apresentaram a proposta de levar o empresário pelo menos um dia do ano para poder prestar alguma forma de serviço a uma entidade social, fazer com que o empresário pudesse interagir com a entidade. A ideia era levar as empresas para dentro das entidades, para que os empresários pudessem, de alguma forma, ajudar e promover o marketing social de sua empresa. Este foi o projeto Jovens da Maturidade.
Outro grupo de estudante apresentou a proposta de envolver a cooperativa médica Unimed em dias de eventos na cidade, nestes dias específicos, oferecer serviços médicos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricionais e outros serviços para a comunidade, enfim, interagir com o público durante a realização de grandes eventos. Como a Unimed já faz isso, o grupo sugeriu acrescentar palestras nutricionais à população, o que foi bem aceito. Este foi o projeto Administração e Unimed.
Um grupo apresentou a proposta para que os empresários abraçassem, uma vez por ano, um entidade filantrópica, neste dia específico, todos se comprometessem em resolver de imediato, os problemas da instituição, como a compra de um bebedouro, a reforma da porta de um banheiro, a substituição de uma janela estraga, o conserto de um fogão, doação de livros, e outros. Este foi o projeto Solidariedade, abrace esta ideia.
Os alunos de um grupo promoveu uma ação diferenciada: eles foram até a cidade de Ribeirão Vermelho e promoveram palestras sobre a prevenção de pequenos acidentes domésticos e como trata-los, este grupo contou com o apoio do Corpo de Bombeiros. Este foi o projeto Educação Social.
A arte de rua também foi tema de um grupo de estudantes que propuseram a criação de um site que catalogasse todos os artistas de rua, nele teria as informações sobre o trabalho dos artistas e, para patrocinar o site, as empresas parceiras mostrariam suas logomarcas e informações. Este foi o projeto Arte de Rua.
Educação digital foi o tema de um grupo de alunos, que teve a ideia de procurar as escolas públicas para apresentar aos alunos, como se aterem aos melhores conteúdos disponíveis na internet para auxilia-los nas pesquisas escolares. Este foi o Educação Digital.
Alimentação solidária também foi tema usado por um grupo: servir refeição para famílias pré-cadastradas na Paróquia, que consiste em alimentar famílias carentes catalogadas na igreja ou entidade religiosa. Este foi o Alimentando Vidas.
O evento promovido pelos alunos do sétimo período da Fadminas foi totalmente sem fins lucrativos e ficou aberto ao público no dia 22.
Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias em tamanho real:
Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras