Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 26/05/2014 21:55 - Atualizada em: 27/05/2014 09:29
Cemig realizará evento em Itutinga esta semana
Programa Proximidade apresenta procedimentos das UHEs Itutinga e Camargos

Local onde os visitantes vão ter acesso durante o evento. Foto divulgação 
 
Cemig
Local onde os visitantes vão ter acesso durante o evento. Foto divulgação 
 
Cemig

Local onde os visitantes vão ter acesso durante o evento. Foto divulgação Cemig

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai promover na quinta-feira, dia 29, no período da tarde, a partir das 13h30, o programa Proximidade nas Usinas Hidrelétricas Itutinga e Camargos, que ficam localizadas em Itutinga. O programa inclui uma reunião que vai contar com a apresentação de palestristas, que abordarão temas referentes aos aspectos operativos do reservatório, a meteorologia, a segurança das barragens e as ações ambientais.

Na programação está incluída uma visita guiada à usina de Itutinga para as pessoas conhecerem a estrutura e funcionamento da UHE. A reunião do "Proximidade" é uma oportunidade de informar à comunidade sobre o planejamento e condução dos processos das usinas, principalmente em um ano que as condições hidrológicas não são favoráveis e que pode causar eventuais alterações nas rotinas operacionais, como explica o engenheiro de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Sérgio Carneiro.

"As palestras vão ser dirigidas para a convivência com o período das secas. A apresentação da meteorologia vai  abordar  a crítica situação climática atual comparada aos anos ditos anteriores, especialmente em relação às chuvas, mostrando os impactos nas bacias hidrográficas em todo o estado de Minas Gerais/ região Centro-Sul do Brasil e suas consequências. Em complementação, na palestra a operação dos reservatórios terá como foco  informar sobre o Regime Especial de Operação das Usinas implementado pela Cemig, para o período, e como a Empresa vem convivendo com a atual situação de baixos níveis dos reservatórios e a preocupação em manter a garantia dos usos múltiplos da água, a montante e a jusante dos reservatórios", ressalta.

O Proximidade é um programa criado pela Cemig para estreitar o relacionamento e, em conjunto com outras iniciativas, promover o desenvolvimento social das comunidades próximas às usinas da Concessionária. Em 2013, o programa visitou dez cidades de todas as regiões da área de concessão da Empresa.

De acordo Ivan Sérgio Carneiro, o programa Proximidade tem ampliado relação da Empresa com a população. "Esse programa é muito importante para a Cemig. A partir da criação do Proximidade, conseguimos relacionar com várias comunidades do Estado. A oportunidade de conversar com a sociedade é muito positiva para a Empresa", ressalta.

O especialista salienta que a operação de uma usina hidrelétrica promove modificações na região onde ela está instalada. Segundo o engenheiro de planejamento energético, o principal fator é a regularização das vazões do rio a jusante do barramento, disponibilizando água nos períodos secos e amenizando as consequências das cheias na época das chuvas, evitando as enchentes.

"Essa regularização traz benefícios intangíveis para diversos moradores e atividades das comunidades ribeirinhas. Tanto a jusante (abaixo do barramento), como também a montante (acima do barramento), em atenção à lei, os vários usos múltiplos das águas poderão ser praticados a partir dessa operação do reservatório: abastecimento humano e industrial, dessedentação animal, irrigação, navegação, pesca, turismo e lazer, dentre outros. Logicamente, o reservatório tem sua limitação, tanto para o controle de vazões baixas como para vazões elevadas e esses conceitos são abordados nos encontros promovidos pelo Programa Proximidade.

A usina hidrelétrica de Camargos está localizada no rio Grande, em Itutinga. Inaugurada em 1960, a usina possui capacidade instalada de 45 MW. Por sua vez, a usina de Itutinga também está situada no rio Grande, no município Itutinga. O início de sua operação foi em 1954 e a usina possui capacidade instalada de 7,2 MW. 

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras