Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 13/10/2010 12:34 - Atualizada em: 13/10/2010 19:19
Lavras comemora 179 anos de emancipação política e administrativa
Há 179 anos o pequeno arraial de Lavras do Funil foi elevado à categoria de vila, a Vila de Lavras do Funil. Trinta e sete anos depois foi elevada à categoria de cidade.

     

        Vista aérea de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Lavras está comemorando 179 anos de emancipação política e administrativa. A Vila de Lavras foi criada através do decreto de 13 de outubro de 1831, o arraial foi elevado à categoria de Vila. Além de Lavras foram elevadas a mesma categoria as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre e Formiga. Em cada uma das vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

A primeira Câmara Municipal da Vila de Lavras foi instalada no dia 14 de agosto de 1832, dez meses depois da elevação à categoria de Vila. Sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomáz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

No dia 20 de julho de 1868, a Vila de Lavras foi elevada à categoria de cidade através da lei provincial número 1.510. Além de Lavras foram elevadas a categoria de cidade as vilas de Aiuruoca e Piumhi. Cinco meses depois foi instalada a primeira Câmara Municipal de Lavras como cidade, que foi composta dos seguintes vereadores: presidente, comendador José Esteves de Andrade Botelho; vereadores, tenente coronel José Augusto do Amaral, coronel Joaquim Francisco da Costa, Dr. José Constâncio de Oliveira e Silva, Joaquim Thomaz Villela e Castro, João Alves de Gouvêa, José Flávio Moraes e Honório José Martins.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras