Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/05/2014 15:17 - Atualizada em: 26/05/2014 06:56
Lavras perdeu uma dama: morreu Judy Maceira
Judy será sepultada na tarde deste domingo, às 16h, no cemitério São Miguel. Seu corpo está sendo velado na capela 2 do Velório são João Batista

Rosa luto

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Morreu na Santa Casa de Lavras, a maior organizadora de grandes eventos na sociedade lavrense: Judith Zehuri Maceira. Ela foi, juntamente com a doutora Dâmina Zakhia, uma das responsáveis pela organização do baile beneficente que reuniu a mais alta sociedade lavrense e que mobilizou um grande número de pessoas na arrecadação de fundos para a construção do pavilhão "Mário Hugo Ladeira", no Hospital Vaz Monteiro (HVM).

O evento foi realizado no "Theatro Municipal", que teve o apoio do então prefeito João Modesto de Souza, que mandou retirar todas as cadeiras do teatro para a realização do maior baile da história de Lavras.

Judy Maceira tinha a característica de se superar a cada evento, se o baile para o lançamento da pedra fundamental do pavilhão no HVM foi o maior de Lavras, em agosto de 1968 ela conseguiu realizar o mais famoso de todos eles, o Baile do Século. O baile que desafiou a ditadura militar e que trouxe a Lavras o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1968, no auge do regime totalitário.

Atendendo a um pedido do prefeito João Modesto, para realizar um baile para ficar marcado na história de Lavras, já que em 1968 comemorava-se o centenário da cidade, Judy recorreu a um amigo, o deputado estadual Sylvio Menicucci, que sugeriu o  nome do presidente injustiçado para comparecer ao baile, coube a ele convidar JK.

A programação incluía um show de danças, com as mais belas jovens moças da sociedade, que mostrariam as danças de época para o presidente JK, um conhecido "pé de valsa". As roupas foram emprestadas pela extinta TV Tupi, elas faziam parte do guarda-roupa de uma novela de época.

Judy contou que ela e suas amigas Lúcia Cicarelli Guimarães e Iná Goulart Penido foram até São Paulo buscar as roupas, com a condição de devolvê-las no dia seguinte, pois a emissora precisava das roupas para a vestir as artistas da novela.

Tudo pronto para o baile, uma multidão foi ate o aeroporto de Lavras para receber o presidente Juscelino Kubistchek. Quando o avião taxiou na pista e a porta abriu, uma multidão foi buscá-lo nas escadarias da aeronave. JK gostava de serenata, em especial quando se cantava o "Peixe Vivo", canção folclórica que acabou se convertendo numa espécie de hino com que Juscelino era saudado em toda parte. Foi assim que a multidão o recebeu: entoando o "Peixe Vivo".

Nem tudo era festa em Lavras, a presença de Juscelino Kubitschek irritou o governo militar, que enviou para a cidade dois agentes do SNI (Serviço Nacional de Informações), um deles foi ao baile para vigiar JK, porém, ele foi descoberto e ficou bastante constrangido.

O baile foi realizado no clube de Lavras e o espaço foi pequeno para a multidão. Herculano Pinto foi o locutor oficial da cerimônia e quando JK entrou foi ovacionado pela multidão. Herculano disse: "o barulho da manifestação do povo de Lavras só não foi maior que as turbinas da Hidrelétrica de Furnas", fazendo uma alusão a uma das inúmeras obras de Juscelino quando presidente do Brasil.

JK se emocionava sempre e as palavras de Herculano Pinto o deixaram de olhos lacrimejantes, tanto que ele deixou a mesa onde estava e foi até Herculano e lhe deu um forte abraço. Depois o "Presidente Bossa Nova" falou com o deputado Sylvio Menicucci que Herculano Pinto era um dos melhores oradores que ele conheceu em sua vida pública. Além de Herculano, falaram o empresário e escritor Paulo Carneiro Gileno de Novais e Sebastião Monteiro, arrancando aplausos da multidão e emocionando JK.

Juscelino, quando dançou com Judy Maceira, disse a ela que estava dançando com uma lady e agradeceu a homenagem que ele disse que jamais esqueceria. O fato é que JK parece não ter mesmo esquecido da homenagem, pois frequentemente escrevia para Judy. Sempre que estava com o seu amigo Sylvio Menicucci, JK lembrava os bons momentos que passou em Lavras, os bons momentos do Baile do Século.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras